Leitura nas séries iniciais: reflexões sobre as estratégias de ensino

DSpace/Manakin Repository

Leitura nas séries iniciais: reflexões sobre as estratégias de ensino

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Óscar Conceição de, orient.
dc.contributor.author Medrado, Suzaneide Oliveira
dc.date.accessioned 2015-01-23T14:47:32Z
dc.date.available 2015-01-23T14:47:32Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5933
dc.description Orientação: Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract Este estudo trata das Estratégias de Ensino utilizadas em turmas de 2º ano das séries iniciais, no que concerne à relevância que elas têm para o processo de ensino/aprendizagem de leitura, com vistas a despertar o interesse das crianças e à formação do aluno leitor. Os estudos sobre o processo de leitura possibilitaram a expansão de sua concepção, assim, ela não é mais concebida meramente como decodificação dos signos gráficos, sendo esta apenas uma de suas etapas, mas é vista como um processo interativo e dinâmico no qual o leitor interage com os textos, compreendendo e atribuindo-lhes significações, influenciadas pelo contexto sociocultural. Desta forma, o conceito de ‘alfabetizado’, atribuído ao aluno que saiba ‘ler e escrever’, dá espaço ao processo de letramento, que visa um leitor diferenciado, integrado às práticas e contextos sociais, que realiza leituras diversas e se utiliza de todos os meios que a sociedade dispõe para estabelecer a comunicação. Situada no presente contexto, a pergunta de partida desta pesquisa foi: De que maneira as estratégias de leitura vem sendo trabalhadas pelas professoras em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e como elas têm contribuído para desenvolver o aprendizado e despertar o interesse das crianças pela leitura, com vistas à formação do aluno leitor? E o objetivo geral: Analisar as estratégias de ensino de leitura utilizadas pelas professoras, a fim de refletir sobre tais estratégias, no tocante à contribuição que têm dado para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e para despertar o interesse pela leitura com vistas à formação do aluno leitor. A realização se deu em duas escolas do Município de Santaluz, BA-Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações semanais, entrevistas e provas para avaliar a proficiência dos alunos em leitura. Concluiu-se que um ensino de leitura que a trata de forma dialógica, interativa, que disponibiliza textos de gêneros variados e estimula questionamentos sobre eles, acionando os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo-lhes estabelecer relações entre os textos lidos e o contexto, e, em que todos os sujeitos que promovem a educação na escola estão articulados, tendo foco nos mesmos objetivos e concepções de ensino de leitura, tende a ter melhores resultados na aprendizagem. pt
dc.description.abstract This study deals with Teaching Strategies used in classes of 2nd year of the initial series, with regard to the relevance they have to the teaching / learning to read, in order to arouse the interest of children and the training of the student reader. Studies on the reading process enabled the expansion of its conception, so it is no longer conceived merely as decoding graphic signs, this being only their steps, but is seen as a dynamic and interactive process in which the reader interacts with texts, understanding and giving them meanings, influenced by the socio-cultural context. Thus, the concept of "literate", awarded to the student who knew "read and write", gives space to the literacy process, which aims at a different reader, integrated practices and social contexts, which performs various readings and uses of all means that the society has to establish communication. Situated in this context, the starting question of this research was: How reading strategies are being worked by teachers in classes in 2nd year of elementary school and how they have contributed to develop the learning and arouse children's interest in reading, with a view to training the student reader? and the overall objective: To analyze the strategies of teaching reading used by teachers to reflect on these strategies with regard to the contribution they have given to the development of children's learning and to interest for reading with a view to the formation of the student reader. The performance took place in two schools in the city of Santaluz, BA-Brazil. Data were collected through weekly observations, interviews and tests to assess students' proficiency in reading. It was concluded that teaching reading that comes to dialogic, interactive, offering texts of various genres and stimulates questions about them, activating prior knowledge of students, allowing them to make connections between texts and read the context, and , in which all subjects that promote education in school are articulated, with focus on the same goals and conceptions of teaching reading, tend to have better results in learning. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESTRATÉGIAS DE ENSINO pt
dc.subject LEITURA pt
dc.subject PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject TEACHING STRATEGIES en
dc.subject READING en
dc.subject TEACHING-LEARNING PROCESS en
dc.subject BRAZIL en
dc.title Leitura nas séries iniciais: reflexões sobre as estratégias de ensino pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201253038


Files in this item

Files Size Format View Description
29.08.14 DISSERTAÇÃO CORRIGIDA (1).pdf 1.976Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account