Percepção dos alunos da Escola José Nascimento sobre a importância da escola para valorização da identidade negra

DSpace/Manakin Repository

Percepção dos alunos da Escola José Nascimento sobre a importância da escola para valorização da identidade negra

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Marcelo Saturnino da, orient.
dc.contributor.author Lima, Maria do Socorro Moreira de
dc.date.accessioned 2015-01-16T16:12:25Z
dc.date.available 2015-01-16T16:12:25Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/5911
dc.description Orientação: Marcelo Saturnino da Silva ; Co-Orientação: Leonardo Rocha pt
dc.description.abstract O tema desta dissertação é a relação entre escola e a construção de identidade étnica de uma comunidade rural [o sítio Domingos Ferreira] pertencente ao município de Tavares, no interior da Paraíba, Brasil. Buscou-se averiguar como a escola de ensino infantil e fundamental “José Nascimento”, situada no sítio Domingos Ferreira - município de Tavares/Estado da Paraíba - vem se colocando frente ao processo de reconhecimento da comunidade em questão,enquanto uma comunidade remanescente de quilombolas. A pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: Se a escola tem participado deste processo de reconhecimento? Que formas esta participação tem assumido? Quais os desafios que a escola tem encontrado na implementação de sua participação? Quais os resultados efetivos desta participação, ou, em outras palavras, qual a efetividade das ações implementadas? Como se percebe, a temática se insere na discussão sobre identidade cultural e multiculturalismo na escola, as quais vêm ganhando expressividade não apenas no âmbito educativo, mas no cenário público geral como consequência da emergência de novos sujeitos sociais, cujas demandas têm sido expressas a partir de um processo que antropólogos e outros cientistas sociais vêm denominando de reconversões identitárias ou etnogênese. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, amparada no método etnográfico. Como técnica de coleta de dados foram utilizadas entrevista semiestruturada com estudantes do Fundamental II (6ª a 8ª série) da referida escola, além da observação participante, com foco no projeto vivenciado anualmente pela comunidade escolar e cujo foco é a celebração do Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra. Os dados apontam que, não obstante alguns limites, a escola vem contribuindo positivamente para o processo de valorização da identidade negra, favorecendo, sobretudo, o processo de afirmação desta mesma identidade. pt
dc.description.abstract The theme of this dissertation is the relationship between school and the construction of ethnic identity in a rural community [ website Domingos Ferreira ] belonging to the city of Tavares , inside of Paraiba , Brazil . We sought to determine how the school kindergarten and elementary "José Nascimento" , situated on the site Domingos Ferreira - City of Tavares / State of Paraiba - has been putting forward the recognition of the community in question while a remnant community of Maroons process. The research was guided by the following questions: If the school has participated in this process of recognition? What forms this participation has taken? What are the challenges that the school has encountered in the implementation of their participation? What are the actual results of such participation, or, in other words, what is the effectiveness of the actions implemented? As understood, the theme fits into the discussion about cultural identity and multiculturalism in schools, which have been gaining expression not only in the educational context, but the general public stage as a result of the emergence of new social subjects, whose demands have been expressed from a process that anthropologists and other social scientists have been calling for identity and ethnogenesis retrofits. This is a qualitative study, based on the ethnographic method. As a technique for data collection semistructured interviews with students of the Elementary II (6th to 8th grade) in this school were used, in addition to participant observation, focusing on the project experienced annually by the school community and whose focus is the celebration of the Day of Black Consciousness. The data indicate that, despite some limitations, the school has contributed positively to the process of recovery of black identity, favoring especially the process of affirmation of that identity. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject IDENTIDADE CULTURAL pt
dc.subject ETNIA NEGRA pt
dc.subject MULTICULTURALISMO pt
dc.subject ETNICIDADE pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject PARAÍBA pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject CULTURAL IDENTITY en
dc.subject BLACK ETHNICITY en
dc.subject MULTICULTURALISM en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject PARAÍBA en
dc.title Percepção dos alunos da Escola José Nascimento sobre a importância da escola para valorização da identidade negra pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201252724


Files in this item

Files Size Format View Description
maria do socorro - dissertacao 15set2014.pdf 1.386Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account