Pedagogia de projeto : contributo ao ensino-aprendizagem em Desenho A

DSpace/Manakin Repository

Pedagogia de projeto : contributo ao ensino-aprendizagem em Desenho A

Show full item record

Title: Pedagogia de projeto : contributo ao ensino-aprendizagem em Desenho A
Author: Ramos, Carla Alexandra Gaspar
Abstract: Partindo da problemática em torno dos atuais contributos da Pedagogia de Projeto para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Desenho A, o presente estudo tem a finalidade de identificar e examinar a mais-valia desta prática pedagógica para a materialização de competências conceptuais e práticas nesta disciplina. Neste âmbito, na componente empírica realiza-se a análise quantitativa e qualitativa, portanto mista, dos contributos da pedagogia de projeto, com base numa pesquisa efetuada no decorrer da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, sob orientação da Professora Doutora Conceição Ramos, que tem vindo a aplicar e aprofundar esta metodologia de ensino na sua já longa prática profissional. Desta forma, os dados foram recolhidos junto da docente e de trinta dos seus alunos de uma turma de 11.º ano e vinte alunos de 12.º ano de Artes Visuais, concretamente na disciplina de Desenho A. Numa primeira análise, procura-se compreender o processo de ensinoaprendizagem na disciplina em estudo, assente na Pedagogia de Projeto, verificando-se a pertinência do aprofundamento sobre a didática do desenho e do seu programa curricular, por forma a descodificar as contingências no desenvolvimento de projetos de cariz transdisciplinar. Cumulativamente, a par dos respetivos fundamentos teóricos, são exploradas as metodologias inerentes à própria Pedagogia de Projeto, com o intuito de sublinhar os benefícios desta prática letiva para o ensino contemporâneo das artes visuais. Neste sentido, torna-se primordial examinar a forma como a pedagogia em análise desenvolve a consciência das aprendizagens, como estimula o pensamento complexo, como impulsiona o processo criativo dos alunos, como trabalha para o desenvolvimento da qualidade estética e, ainda, como promove a autonomia e empowerment dos alunos no percurso de construção das aprendizagens direta e indireta.Starting from the problematics around the current issues of the Project Pedagogy to the teaching-learning process in what concerns the subject-matter “ Draw A” in the 10th year curricular design, this study aims to identify and analyse the improvement of this type of pedagogical practice for the realization of conceptual and practical skills in this discipline. The empirical component of this work consits of a quantitative and qualitative analysis, so mixed, on the contribution of project pedagogy, based on the research led during the teaching practice occurred in Maria Amália Vaz de Carvalho Secondary School, under the supervision of Professor Conceição Ramos who has been applying and deepening this teaching methodology in her professional practice. The teacher and students data were collected in an eleventh grade class of thirty and a twelfth grade class of twenty students of visual arts, specifically in the subject-matter of Drawing A. In the first analysis, we seek to understand the process of teaching and learning in the subject-matter under study, based on the Project Pedagogy, verifying its relevance on the deepening of Drawing didactics and its curriculum in order to decode its contingencies in the development of transdisciplinar projects. Alongside the theoretical foundation of this work, we cumulatively explored the methodologies inherent to project pedagogy, in order to detect the improvements that come from this lective practice to the actual teaching of visual arts. In this sense, it was essential to explore the way how the pedagogy in analysis develops the awareness of learning, stimulates the complex knowledge, propels the students’ creative processes, contributes for the development of aesthetic quality and promotes students’ autonomy and empowerment during the construction route of the direct and indirect learning.
Description: Orientação : Maria João Castelbranco da Silveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/5890
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Carla Ramos - P ... endizagem em Desenho A.pdf 30.74Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account