Apoios públicos às artes visuais: o centro de artes plásticas do Palácio dos Coruchéus

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Apoios públicos às artes visuais: o centro de artes plásticas do Palácio dos Coruchéus

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Title: Apoios públicos às artes visuais: o centro de artes plásticas do Palácio dos Coruchéus
Author: Figueira, José Miguel Caissotti Rosa Rodrigues
Abstract: A utilização de recursos não financeiros como apoio municipal à criação artística potencia uma estabilidade em períodos de crise que o financiamento a partir dos orçamentos de gestão anuais não garante. As artes plásticas e visuais exigem condições de trabalho que a maior parte dos espaços vulgarmente utilizados nas grandes cidades não dispõe e que a tipologia específica do «atelier» oferece. O Centro de Artes Plásticas do Palácio dos Coruchéus é o primeiro centro de ateliers a nível nacional, construído durante o Estado Novo, com financiamento público e inserido num complexo cultural cujas valências se mantêm inalteradas ao fim de mais de 40 anos de funcionamento. Sendo um equipamento cultural municipal de referência, suscitou polémicas diversas ao longo das últimas décadas, relativamente a uma deficiente utilização, a um deficiente modelo de gestão e a uma degradação relacional entre utentes e CML. A percepção de antigos dirigentes municipais da área cultural sobre o CAPPC permite estabelecer algumas causas para uma dissonância entre funcionamento do equipamento e alterações ao nível das artes visuais e suas necessidades, salientando-se igualmente a importância do atelier como dispositivo de apoio à criação nas artes visuais actuais.The use of non financial resources as municipal support for artistic creation increases stability in times of crisis that funding from the annual budgets management does not guarantee. Plastic and Visual Arts require working conditions which are not in the spaces normally used in large cities, but the specific typology of «art studio» offers. Plastic Arts Centre of «Palácio dos Coruchéus» is the first centre of art studios across the country, built during the Estado Novo, with public funds and inserted into a cultural complex whose valences remain unchanged after more than 40 years of activity. Being a cultural reference’s equipment of Lisboa, CAPPC raised several controversies over the past decades relating to the management model and the relational breakdown between users and CML. The perception of old municipal cultural leaders about CAPPC lets establish some causes for a dissonance between equipment management and changes in visual arts and their needs, also highlighting the importance of art studios as a way to support the creation in the visual arts today.
Description: Orientação: Victor Manuel Esteves Flores
URI: http://hdl.handle.net/10437/5428
Date: 2013


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