Educação e valores: a escola pública enquanto espaço de formação éticamoral dos alunos

DSpace/Manakin Repository

Educação e valores: a escola pública enquanto espaço de formação éticamoral dos alunos

Show full item record

Title: Educação e valores: a escola pública enquanto espaço de formação éticamoral dos alunos
Author: Campos, Gimenna Geiza Maria
Abstract: Esta investigação se propôs a estudar quais os valores humanos básicos são importantes para os alunos e podem ser trabalhados nos conteúdos durante as aulas, e nesse sentido buscou compreender diante de tantos desafios que chegam à escola juntamente com os alunos analisar, quais valores são mais importantes entre os meninos e as meninas, segundo a série de ensino, entre os que residem na zona urbana e na zona rural, se existe diferença significativa entre a preferência dos alunos segundo o grau de escolaridade dos pais e de acordo com a faixa etária. Neste sentido a nossa questão norteadora partiu de estudos realizados por diversos autores, entre eles os teóricos que fundamentaram a nossa investigação, Gouveia (2003), Marques (2001), Schwartz (1992), a presente investigação obteve ainda a colaboração de 153 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, correspondendo a jovens alunos que residiam na zona urbana e rural. A escola na qual realizamos o nosso estudo contém 38 turmas, funcionando nos três turnos, totalizando cerca de 1.400 alunos, sendo a única escola do município a oferecer o Ensino Médio, sendo esse o público alvo de nossa investigação, e que nos forneceu informações sobre quais valores são mais importantes segundo os alunos. A delimitação por alunos das referidas séries se deu devido a estes estarem bem adaptados ao trabalho desenvolvidos pela escola. Também foi considerada a idade ao escolher os alunos, devido ao nível das perguntas do questionário adaptado de Gouveia (QVB). Para análise dos resultados dos valores humanos, foram calculadas estatísticas de média e desvio padrão. Ainda foi calculado o intervalo de confiança para a média dos escores dos valores avaliados. Para comparação da distribuição dos escores dos valores humanos segundo a maior escolaridade do pai/mãe e faixa etária, foi utilizado o teste Kruskall-Wallis. Diante dos dados obtidos a escola deve colocar-se de forma clara sobre qual proposta de educação é interessante oferecer aos seus jovens alunos e futuros cidadãos que a sociedade realmente necessita. Tal proposta de educação deve conduzir o aprender desenvolvido a um sentido de transformar a sociedade por meio dos jovens alunos que passam todos os dias por suas salas de aula.This research set out to study the contributions that public school offers as an area of ethical and moral development of students, and accordingly sought to understand considering the many challenges that come to school with the students, what strategies were developed for the purpose to teach important life values of these. Childbirth then the understanding of which strategies and practices are developed in public school in order to contribute to the moralethical education of students. From studies carried out by several authors, including theorists that supported our research, Gouveia (2003), Marques (2001), Schuwartz (1992), this research has also obtained the collaboration of 153 students from the 2nd and 3rd years of School, corresponding to young students residing in urban and rural areas. The school in which we conducted our study contains 38 classrooms, working in three shifts, totaling about 1,400 students and is the only school in the county to offer a high school diploma, which is the target of our investigation, and we provided information on the contribution of the school to the aforementioned ethical-moral formation of students. The delimitation by students of said series was due to these being well adapted to the work developed by the school. Also considered was the age when choosing students, due to the level of the questions in the questionnaire adapted from Gouveia (QVB). To analyze the results of human values were calculated statistics of mean and standard deviation. Although we calculated the confidence interval for the mean score of the assessed values. To compare the distribution of scores of human values according to the higher education of father / mother and age, we used the Kruskal-Wallis test. From the data obtained, we believe that the school should put up clearly about what education proposal is interesting offer its young students and future citizens that society really needs. The proposed education must lead the learning developed a sense of transforming society through the young students who spend every day for their classrooms.
Description: Orientação: Márcia Karina da Silva ; co-orientação: Manuel Tavares
URI: http://hdl.handle.net/10437/5151
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
GIMENNA GEIZA MARIA CAMPOS.pdf 10.83Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account