Dificuldades nas produções de textos escritos no curso de gestão de recursos humanos de uma Faculdade na Cidade de Juazeiro do Norte/Ce

DSpace/Manakin Repository

Dificuldades nas produções de textos escritos no curso de gestão de recursos humanos de uma Faculdade na Cidade de Juazeiro do Norte/Ce

Show full item record

Title: Dificuldades nas produções de textos escritos no curso de gestão de recursos humanos de uma Faculdade na Cidade de Juazeiro do Norte/Ce
Author: Cardoso, Yáskara Socorro Rocha
Abstract: O presente trabalho, através de uma pesquisa qualitativa e descritiva, objetivou levantar as dificuldades mais frequentes na produção de textos escritos de graduandos. Os instrumentos para coleta de dados constituíram-se de uma Resenha Crítica Informativa de dois livros da área especifica e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram 80 alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos de uma faculdade do nordeste brasileiro, sendo 40 alunos do 2º semestre e 40 alunos do 4º semestre, cada turma com um livro, com o intuito de identificar como se manifesta a análise crítica desses leitores e suas produções de textos. Para complemento da análise referente à resenha crítica, adotou-se entrevistas com os 4 alunos que melhor se destacaram na produção textual e os 2 que tiveram maior dificuldade. Ao final da investigação, constatou-se que as principais dificuldades existentes na produção textual referem-se a um papel de leitor passivo, cúmplice da ideologia do autor do livro, pois os graduandos se mostram tímidos quanto ao posicionamento crítico. This present work, through a qualitative and descriptive research, aimed to identify the most frequent difficulties in producing written texts for undergraduates. The instruments for data collection consisted of an informative critical review of two books, on the specific area and semi-structured interviews. The study subjects were 80 students of Human Resource Management of a College from the Brazilian northeast, with 40 students in the 2nd semester and 40 students of 4th semester, each class with a book, with the aim of identifying how it manifests the critical analysis of these readers and their production of texts. To complement the analysis for the critical review, we adopted interviews with 4 students who have excelled in the best textual production and the 2 who had the greatest difficulty. At the end of the investigation, it was found that the main difficulties in textual production refers to the role of passive reader, accomplice to the ideology of the author of the book, undergraduates are shy about showing the critical positioning.
Description: Orientador: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/5142
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
DISSERTAÇÃO YÁSKARA LUSÓFONA Final22.pdf 2.513Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account