O papel da escola na educação de valores

DSpace/Manakin Repository

O papel da escola na educação de valores

Show full item record

Title: O papel da escola na educação de valores
Author: Virães, Maria Betânia Amaral Rodrigues de Almeida
Abstract: Este estudo teve como foco a concepção dos professores e alunos, acerca do processo da construção dos valores humanos no cotidiano escolar, na linha da pesquisa validada de Gouveia (1998). Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada quanti-qualitativa, descritiva, sob a forma de levantamento de dados, subdivida nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, obtenção e análise dos dados e produção de texto. A pesquisa de campo foi realizada em duas Escolas de Referência do Ensino Médio, situadas na cidade do Recife-PE, sendo ambas caracterizadas como escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Foram entrevistados todos os professores lotados no 3º ano do ensino médio integral da escola A, num total de 10 professores e todos os professores do ensino médio integral do 2º ano da escola B, num total de 20 (vinte) docentes. A população do estudo foi composta por todos os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio no ano de 2012 da escola B em estudo, e por todos os alunos matriculados no 2º ano do ensino médio no ano de 2012 da escola A em estudo. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa EPI INFO o qual foi exportado para o software SPSS onde foi realizada a análise; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados mostram que através da escola é possível construir e desenvolver valores humanos nos educandos e até mesmo nos professores uma vez que a escola da atualidade passa a ser vista como um lugar de aprendizado não somente para o aluno, mas também para o professor, concluindo-se ainda que mesmo alguns professores apresentassem temor ao lidar com valores, ensinando-os ou desenvolvendo-os, a escola se torna sim um local para esta construção sem deixar de lado a importância da família neste cenário.This study focused on the design of the teachers and students, about the construction process of human values in school life, in the line of research validated, George (1998). To carry out this study, a survey was conducted of nature applied quantitative and qualitative, descriptive, in the form of data-collecting, subdivided into the following stages: bibliographical research, field research, collection and analysis of data and text production. The field research was conducted in two schools high school reference, located in the city of Recife-PE, both characterized as Public schools of education. Were interviewed all teachers crowded on the 3rd year of high school comprehensive school, for a total of 10 teachers and all high school teachers of the 2nd year of school A, a total of 20 (twenty) teachers. The population of the study consisted of all students enrolled in 3rd year of high school in the year 2012 in school study, and for all students enrolled in the second year of high school in the year 2012 the school B in study. The quantitative data analysis was performed using EPI INFO which was exported to SPSS software where analysis; While the qualitative data analysis was guided by the analysis of discourse. The results show that through school it is possible to construct and develop human values in educating and even the teachers once the current school is now seen as a place of learning not only for students but also for teachers, concluding that even some teachers showing fear when dealing with values, teaching them or developing them, the school becomes a place for this construction without leaving aside the importance of family in this scenario.
Description: Orientadora: Maria das Graças Ataíde de Almeida ; co-orientador: Manuel Tavares Gomes
URI: http://hdl.handle.net/10437/4831
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
Maria_Betania_Viraes_Dissertação.pdf 2.114Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account