Limites e possibilidades do uso do computador para alunos com baixa visão: uma experiência realizada no Ensino Médio com alunos em Manaus/AM

DSpace/Manakin Repository

Limites e possibilidades do uso do computador para alunos com baixa visão: uma experiência realizada no Ensino Médio com alunos em Manaus/AM

Show full item record

Title: Limites e possibilidades do uso do computador para alunos com baixa visão: uma experiência realizada no Ensino Médio com alunos em Manaus/AM
Author: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar os limites e possibilidades do uso do computador na educação de alunos com baixa visão, competindo ao mesmo, uma reflexão sobre os apontamentos dos decretos e normas vigentes para o Atendimento Educacional Especializado, conceitos de deficiência visual e suas categorias do ponto de vista pedagógico, também propondo condutas a partir da observação e convivência em campo dos principais aspectos que rodeiam essa parcela do contingente educacional nas escolas de Manaus, no Estado do Amazonas. Além dos recursos didáticos, seu manuseio e melhores formas de aplicação relataram a prática de assistência educativa dos alunos com baixa visão na perspectiva do aluno, educador e instituição de apoio para este tipo de situação de deficiência. O trabalho propôs uma experimentação com 4 alunos e seus respectivos professores visando à utilização e potencialização do computador como ferramenta de auxílio educacional na educação de pessoas com baixa visão. O resultado tem como parâmetros analíticos, os princípios desenvolvidos pelo trabalho oferecido do Ministério da Educação por meio do livro de Atendimento Educacional Especializado da Professora Elizabeth Dias de Sá e a publicação de maior relevância sobre a avaliação funcional da visão e potencial pedagógico redigido pela Professora Marilda Moraes Garcia Bruno (Avaliação educacional de alunos com baixa visão e múltiplas deficiências na Educação Infantil). Neste ponto, fazemos uma verificação dos procedimentos a partir do uso de ferramentas educacionais aliadas aos interesses educativos comuns a qualquer âmbito escolar, programas direcionados para a leitura especificamente e a melhoria da qualidade do ensino sob os atributos tecnológicos referenciais para a educação. Por fim, é feita uma reflexão bibliográfica acerca dos impactos relacionados com as novas tecnologias entrantes na escola, o que queremos ser enquanto educadores na eminência de receber alunos com algum tipo de deficiência, a avaliação do conjunto aluno com baixa visão e os rigores estabelecidos pela tradicional idade remanescente dentro das mais modernas instituições de ensino e o sucesso esperado para que possamos usufruir de uma sociedade mais compreensiva e distante dos pré-conceitos em relação às diferenças e seus reflexos na construção de lugares e comportamento mútuos.The objective of this study is to show limitations and potentialsoriginated by the useof computers for students of low visual capacities, and also to produce thoughts concerning notes on current norms and decrees for Special Educational Attendance, concepts of visual insufficiency and its categories under a pedagogical point of view and, also, to recommend stances from empirical observations and interaction with the main aspects that directly affect this parcel of students studying at the schools in the city of Manaus, state of Amazonas. Apart from the didactic resources, how to use them and how best to apply them informed the practice of educational assistance of students with low visual capacities in the their own opinions, that of teachers and of the support institution for this type of deficiency. In this study we experimented with 4 students and their teachers aiming at leveraging the use of computers as supporting educational tools in the schooling of people of low visual capacities. The results considers, as analytical parameters, the principles developed in the work offered by the Ministry of Education through the book AtendimentoEducacionalEspecializado (Specialised Educational Attendance) written by Lady Professor Elizabeth Dias de Sá, and a highly relevant work on functional evaluation of vision and of pedagogical potential written by Lady Professor Marilda Moraes Garcia Bruno (Avaliação educacional de alunos com baixavisão e múltiplas deficiências na Educação Infantil). At this moment we verify procedures from the use of educational tools similar to common educative interests to any school ambit, programs focused at reading specifically and to the improvement of teaching quality under referential technological attributes for education. Finally there is a bibliographic presentation on the impacts related to new technologies recently arrivedat schools, what we want to be as educators in the eminence of having to teach students with any type of insufficiency, the evaluation of students with low visual capacities and the rigors established by the reminiscent age within the most modern educational institutions and the awaited success so as that we can take advantage of a more understanding and distant from prejudice society in relation to differences and their reflexes in the constructing of places and conducts mutual to all.
Description: Orientação: Emanuel Maria Carlos Borrego Sabino
URI: http://hdl.handle.net/10437/4799
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
Prof. Renato Br ... ação Revista. (1) junh.pdf 2.124Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account