Identidade, imaginário e cotidiano: concepções de alunos e professores numa escola do Nordeste do Brasil

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Identidade, imaginário e cotidiano: concepções de alunos e professores numa escola do Nordeste do Brasil

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dc.contributor.advisor Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient. pt
dc.contributor.author Santos, Andréa Cruz Marques dos
dc.date.accessioned 2014-05-14T16:48:12Z
dc.date.available 2014-05-14T16:48:12Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4747
dc.description Orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida ; co-orientação: Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções escolares, apresentando uma discussão do ponto de vista teórico-metodológico acerca destas construções produzidas no âmbito escolar, através de pesquisa etnográfica, utilizando o grupo focal, levando em conta a formação ideológica (ideias sobre si, o interlocutor e o assunto) e a formação discursiva (as marcas linguísticas, temáticas e de posição ideológica) dos participantes desta pesquisa. Por meio dos posicionamentos nas categorias: identidade, cotidiano e imaginário; pudemos observar que os discursos adquirem sentido à medida que são produzidos e que carregam em si os significados que expressam idéias, sentimentos e comportamentos. As mudanças de sentido ocorrem através de outros discursos que dialogam em um processo de construção e reconstrução. Neste entremeio o indivíduo revela-se inserido sócio-culturalmente. E a escola como espaço dinâmico é preenchida de sentido e dá novos sentidos, ora reproduzindo discursos, ora reconstruindo-os, ora formulando novos. Analisando os dados da pesquisa realizada, apreendemos que os discursos de educadores e educandos são influenciados uns pelos outros, formados pelas práticas cotidianas e pela bagagem social que cada indivíduo tem. Nessa construção mútua no processo de convívio, os papeis estabelecidos pela instituição escolar ganham novos contornos e limites no percalço do ensino-aprendizagem, não podendo separar deste contexto os elementos individuais que a escola torna coletivo e que traçam um caminho discursivo novo e ao mesmo tempo pertencente desde antes aos que fazem parte da escola. pt
dc.description.abstract The present study aims to investigate the conceptions, with a discussion of the theoretical and methodological about these constructions produced in the school, through ethnographic research, using focus groups, taking into account the ideological formation (ideas about themselves the topic and interlocutor) and discursive formation (brands linguistic, thematic and ideological position) of the participants of this research. Through the positions in the categories: identity, imagination; and everyday we observed that discourses make sense as they are produced and carry in them the meanings that express ideas, feelings and behaviors. Direction changes occur through other discourses which interact in a process of construction and reconstruction. In this inset reveals the individual is inserted socio-culturally. And the school as a dynamic space is filled with meaning and gives new meanings, sometimes reproducing speeches, sometimes reconstructing them, now formulating new. Analyzing data from the survey, we apprehend that the discourses of educators and students are influenced by each other, formed by everyday practices and the social baggage that each individual has. In this construction process in mutual interaction, the roles established by the school institution is embellished and limits the mishap of teaching and learning, and cannot separate the individual elements of this context that the school becomes collective and mapping a new path discourse while provided that belonging to the earlier part of the school. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ANÁLISE DO DISCURSO pt
dc.subject IDENTIDADE CULTURAL pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject DISCOURSE ANALYSIS en
dc.subject CULTURAL IDENTITY en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Identidade, imaginário e cotidiano: concepções de alunos e professores numa escola do Nordeste do Brasil pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201252090


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Andrea_Cruz_Santos_Dissertação.pdf 1.456Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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