As modalidades de formação contínua e a sua adequação à melhoria das práticas profissionais

DSpace/Manakin Repository

As modalidades de formação contínua e a sua adequação à melhoria das práticas profissionais

Show full item record

Title: As modalidades de formação contínua e a sua adequação à melhoria das práticas profissionais
Author: Raminhos, Esmeralda Moreno
Abstract: A presente dissertação pretende investigar quais as modalidades de formação contínua que contribuem de forma mais significativa para os professores adotarem a aprendizagem por projetos para promover o desenvolvimento dos seus alunos. Começamos por estudar a literatura sobre o Movimento da Escola Moderna, modelo pedagógico que sempre adotámos na nossa prática educativa quotidiana. Concluímos nesse estudo que a aprendizagem curricular por projetos constitui a característica dominante neste modelo, para melhorar a qualidade da educação dos nossos alunos. Importava por consequência descrever as práticas educativas deste modelo em detalhe, a fim de as correlacionar com as características de formação que conduzam à adoção das primeiras. Encontrámos fundamentação para caracterizar os grandes domínios reveladores das práticas educativas na pesquisa documental efetuada sobre obras de referência na matéria. Esta fundamentação legitimou a identificação sistemática de práticas educativas do modelo, em trabalhos académicos que se dedicaram ao seu estudo. Conseguimos caracterizar as práticas reais de sala de aula, identificando oitenta e sete descritores de práticas do modelo. Baseados na pesquisa documental desenvolvida sobre os conceitos de isomorfismo e transferência concluímos que o aumento de indicadores isomórficos entre as práticas educativas e as práticas de formação poderão proporcionar uma maior capacidade de transferência daquelas práticas educativas para o exercício profissional dos formandos. Este estudo de correlação desenvolvido entre os 88 descritores de práticas e as seis modalidades de formação disponíveis, revelou-nos que as modalidades de Estágio e Oficina apresentam uma correlação, mais consistente de isomorfismos entre as suas características e os descritores de práticas. A proposta de resolução do problema identificado neste trabalho consistiu na conceção e planeamento de uma ação de formação contínua dirigida aos professores do nosso agrupamento, organizada segundo a modalidade de Oficina de Formação.This dissertation aims to research which are the in-service teacher training modalities that contribute most significantly the teachers to adopt learning projects in improving their student’s learning. First we studied the current literature about the Modern School Movement, the teaching model we have always adopted in our daily teaching practice. We concluded that learning through projects is the main characteristics in this teaching model, aiming to promote the development of our students’ outcomes. Therefore, we should describe in detail this model’s teaching practices, in order to correlate them with the characteristics of training, leading to the adoption of these teaching practices. In documentary research conducted on reference works in the field, we have found grounding that allows us to characterize the broad areas of educational practices. This reasoning legitimized the systematic identification of the model’s educational practices in academic works devoted to study them. We could characterize the actual classroom practices, identifying eightyseven descriptors of the model’s practices. Based on documentary research developed on the concepts of isomorphism and transfer, we concluded that the increase of isomorphic indicators between teaching practices and training practices may provide higher capacity to transfer those teaching practices to the professional practices of the trainees. This correlation study, developed among the 88 descriptors of the practices, together with the six teacher training available modalities, revealed us that the modalities of Stage and Workshop allow a more consistent isomorphism correlation between their characteristics and the practices descriptors. Our proposal to solve the problem identified in this study consisted in designing and planning one in-service teacher training course, organized as a Workshop, aimed at the teachers who work in our group of schools.
Description: Orientação: Ana Paula Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/4042
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
TESE FINAL 11-05- versão final.pdf 1.004Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account