Infância perdida : o retrato do trabalho infantil no Paraná e os reflexos na Educação no final do século XX (década de 1990)

DSpace/Manakin Repository

Infância perdida : o retrato do trabalho infantil no Paraná e os reflexos na Educação no final do século XX (década de 1990)

Show full item record

Title: Infância perdida : o retrato do trabalho infantil no Paraná e os reflexos na Educação no final do século XX (década de 1990)
Author: Ferst, Susan
Abstract: Este estudo pretende refletir acerca do trabalho infantil à luz das condições propostas de erradicação dessa modalidade no Estado do Paraná. Utilizando como fonte de pesquisa a imprensa diária e documentos oficiais da década de 1990 do século XX, buscou-se analisar as matérias estampadas nos jornais do referido Estado que faziam parte do acervo da Casa da Memória e Biblioteca Pública do Paraná, aproximando-os com os dados oficiais apresentados nos mapas de indicativos do trabalho infanto-juvenil, a fim de apontar a realidade em que estes pequenos trabalhadores estavam envolvidos. A referente investigação ressalta a importância do trabalho infantil na construção da história social e da educação, procurando demonstrar os motivos pelos quais crianças faziam parte da população economicamente ativa da época, bem como as consequências que esse tipo de trabalho traz à infância e seus reflexos no sistema educacional e social paranaense.This study aims to reflect on child labor in the light of proposed conditions for the eradication of this type in the State of Paraná. Using research as a source of daily newspapers and official documents of the 1990s of the twentieth century, we sought to examine the materials printed in the newspapers of that State who were part of the collection of the House of Memory and Public Library of Paraná, approaching them with official data presented in the maps indicative of child labor in order to point out the reality that these little workers were involved. A related research highlights the importance of child labor in the construction of social history and education, seeking to demonstrate the reasons why children were part of the economically active population at the time, and the consequences that this kind of work brings to children and their reflections on educational system and social Paraná.
Description: Orientação: Vera Regina Beltrão Marques ; co-orientação: Leonardo Manuel das Neves Rocha
URI: http://hdl.handle.net/10437/3956
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
Susan_Ferst_Dissertação.pdf 1.612Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account