A utilização da biblioterapia em contexto de biblioteca escolar no apoio a crianças com perturbações físicas e emocionais : criação de um modelo aplicacional

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A utilização da biblioterapia em contexto de biblioteca escolar no apoio a crianças com perturbações físicas e emocionais : criação de um modelo aplicacional

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Title: A utilização da biblioterapia em contexto de biblioteca escolar no apoio a crianças com perturbações físicas e emocionais : criação de um modelo aplicacional
Author: Almeida, Maria Odete Rodrigues Gonçalves Ferreira de
Abstract: Este trabalho de investigação resulta de uma preocupação pedagógica que nos acompanha, a de proporcionar aos alunos ambientes propiciadores de experiências vicárias, promotoras da autonomia pessoal, apoiadas na leitura e no diálogo interpretativo. Parte-se de uma exaustiva revisão de literatura sobre a história da Biblioterapia, a evolução do conceito e as suas potencialidades na promoção da inteligência emocional de crianças saudáveis e/ou portadoras de perturbações físicas ou emocionais e no desenvolvimento de mecanismos de coping2 e empowerment3 a mobilizar no enfrentamento das suas narrativas problemáticas, aproveitando os recursos biblioteconómicos, o espaço físico e o ambiente informal de aprendizagem na Biblioteca Escolar. A investigação realizada levou-nos a uma análise da arquitetura de diversos modelos de aplicação e, subsequentemente, a uma proposta de um modelo aplicacional, eclético, de matriz educacional, para implementação de programas de intervenção biblioterapêutica, em contexto de Biblioteca Escolar, explicativo das fases que concorrem para a sua corporeidade.This research stems from a pedagogical concern that accompanies us to provide enabling environments for students with vicarious experiences, promote personal autonomy, supported by reading and interpretative dialogue. It starts with a thorough review of the literature on the history of Bibliotherapy, the evolution of the concept and its potential to promote emotional intelligence on healthy and / or children with physical or emotional disorders and develop coping and empowerment mechanisms to mobilize, facing their problems, using the resources, physical space and informal learning environment of the School Library. The investigation led us to an architecture review of several models of implementation and, subsequently, to a proposal for an eclectic application model, educational in nature, to implement intervention bibliotherapeutical programs, in the context of the school library, explaining the phases that contribute to their corporeality.
Description: Orientação: Gisélia Felício
URI: http://hdl.handle.net/10437/3808
Date: 2012


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