Caixa de sonos

DSpace/Manakin Repository

Caixa de sonos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gouveia, Patrícia, orient.
dc.contributor.author Pessanha, Joana Araújo
dc.date.accessioned 2013-06-18T16:42:07Z
dc.date.available 2013-06-18T16:42:07Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3615
dc.description Orientação : Patrícia Gouveia pt
dc.description.abstract Esta dissertação aborda questões relativas aos conceitos de narrativa e de narrativa processual no contexto da experiência lúdica em espaços de configuração. Para este efeito, sugere-se um sistema, a caixa de sonos, que visa a implementação prática de uma narrativa visual processual enquanto terreno de experiência lúdica em meios tecnológicos. Este sistema procura tirar partido de diferentes media para proporcionar, de forma acessível, novos palcos e rituais performativos, através de narrativas visuais processuais customizáveis e partilháveis. Em concreto, a caixa de sonos, propõe um sistema jogável que possibilita, através da monitorização do comportamento do jogador ao longo da noite, compor interactivamente um retrato simbólico da noite do mesmo. O processo de composição é partilhado a partir de uma projecção direccionada para o tecto por cima da cama do jogador, quando este se encontra acordado; sendo possível que a interacção ocorra de forma activa ou passiva, dependendo do estado de vigia do jogador. Todas as experiências simbólicas, bem como a totalidade das linguagens gráficas (base de dados das composições processuais), são personalizáveis e passíveis de serem partilhadas através de uma plataforma comunitária na rede digital. pt
dc.description.abstract This dissertation touches upon the concepts of narrative and procedural narrative in the context of playful experience in configurable spaces. To this purpose, it presents a system, the sleepy box [caixa de sonos], which aims to implement a procedural visual narrative in the form of a playful experience that uses technological means. This system seeks to leverage media in order to make possible new performative rituals and stages, through customizable and sharable visual narratives. In a word, the sleepy box [caixa de sonos], advances a playable system that symbolically portrays the player’s night time, trough the monitoring of its behaviour as the night goes by. The composition process is shared through a projection in the ceiling above the player’s bed while he’s awake; thereby rendering it possible either a passive or an active interaction, depending on the player’s state of alertness. Every symbolic experience is customizable, as are all graphical languages (database of procedural composition); also sharable by means of a community platform on the web. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject COMUNICAÇÃO pt
dc.subject NARRATIVA INTERATIVA pt
dc.subject NARRATIVA VISUAL pt
dc.subject COMMUNICATION en
dc.subject INTERACTIVE NARRATIVE en
dc.subject VISUAL NARRATIVE en
dc.subject MESTRADO EM PRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM ARTES TECNOLÓGICAS pt
dc.subject PLAYABLE MEDIA en
dc.subject ILLUSTRATED NARRATIVE en
dc.subject INTERACTIVE FICTION en
dc.subject SUPORTE REPRODUZÍVEL pt
dc.subject NARRATIVA ILUSTRADA pt
dc.subject FICÇÃO INTERATIVA pt
dc.title Caixa de sonos pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
caixa de sonos.pdf 25.17Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account