Leitura e escrita : intervenção precoce no desenvolvimento linguístico da criança com Trissomia 21

DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita : intervenção precoce no desenvolvimento linguístico da criança com Trissomia 21

Show full item record

Title: Leitura e escrita : intervenção precoce no desenvolvimento linguístico da criança com Trissomia 21
Author: Gameiro, Raquel Francisca Sumption Marto
Abstract: Este estudo centra-se na intervenção com alunos com Trissomia 211 essencialmente na área da Leitura e da Escrita. A revisão da literatura efetuada aponta para que as crianças com T21 que iniciam a leitura precocemente mostram grande facilidade na aprendizagem visual das palavras. Nesse sentido realçamos o Modelo Percetivo – Discriminativo de Troncoso & Del Cerro (2004). O trabalho empírico, de natureza exploratória parte de um melhor conhecimento das necessidades educativas especiais de uma criança com Trissomia 21 que frequentam o 4º Ano do ensino básico, para tentar mostrar a sua evolução na área da Leitura e da Escrita, após a exposição a este método. Os resultados apontam para um contributo importante deste método que realça a necessidade de se encontrarem estratégias e atividades que possam ir ao encontro das necessidades destas crianças, ajudando-as a ultrapassar as suas dificuldades. Pretende-se assim, partilhar um método que poderá assumir-se como uma ferramenta útil no trabalho destes profissionais. Para esse efeito foi seguida uma metodologia predominantemente qualitativa, direcionada para a melhoria das práticas educativas, uma investigação-ação, sustentada na análise documental e na observação.
Description: Orientador : Rafael Silva Pereira
URI: http://hdl.handle.net/10437/3249
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
Raquel_Gameiro.pdf 2.790Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account