A utilidade das disciplinas na perspectiva dos alunos: estudo exploratório por questionário

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A utilidade das disciplinas na perspectiva dos alunos: estudo exploratório por questionário

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dc.contributor.advisor Veiga, Ana Leça da, orient.
dc.contributor.author Souto, Pedro Leal
dc.date.accessioned 2012-12-26T17:39:49Z
dc.date.available 2012-12-26T17:39:49Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/2952
dc.description Orientação: Ana Leça ; co-orientação: Luís Bom pt
dc.description.abstract Algumas investigações têm apontado que a “motivação dos alunos” influencia a participação e os resultados escolares, destacando-se de um conjunto de outras variáveis. A declaração de Utilidade das disciplinas, atribuída pelos alunos, poderá ser um dos construtos de “motivação” determinantes no “gosto pelas actividades lectivas”, influenciando, hipoteticamente, o empenho na aprendizagem e, a partir daí, os resultados escolares dos alunos. Argumentou-se, nos 3 estudos aqui apresentados, as relações da atribuição de Utilidade das Disciplinas, incluindo a perspectiva do tempo futuro, com o Gosto pelas disciplinas, o empenho na aprendizagem e os resultados dos alunos. De forma a verificar, perante este enquadramento, onde se destacam a Teoria de Expectiva-Valor, o conceito de Perspectiva de Tempo Futuro associado ao conceito de Instrumentalidade, e hipóteses, foi elaborado e aplicado um questionário. Na análise aos questionários realçamos que foi verificado uma tendência para atribuir pelo menos uma disciplina como a que os alunos mais gostam e mais útil consideram; uma justificação com motivos relacionados com a sua perspectiva de vida futura à disciplina que indicam como a mais útil e resultados médios altos a essas mesmas disciplinas. pt
dc.description.abstract Some studies have pointed out that the "motivation of the students’ participation and influence on educational attainment, highlighting a number of other variables. The declaration of Utility of disciplines, awarded by students, may be one of the constructs of "motivation" in determining taste for teaching activities, influencing, hypothetically, the commitment to learning and, thereafter, the students’ school results. It was argued in three studies presented here, the relations of the allocation of Utility of disciplines, including the prospect of future time, with the taste for discipline, the commitment to learning and student outcomes. In order to asses this framework, where we highlight the expectancy-value theory, the concept of Future Time Perspective associated with the concept of Instrumentality, and hypotheses, a questionnaire was designed and applied. In the analysis the questionnaires highlight a trend that was to assign at least one discipline as the students like best and more useful view, a justification with reasons related to their future life prospects which indicate the discipline as the most useful and results medium high on those subjects. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject PROGRAMAS DE ENSINO pt
dc.subject DESEMPENHO ESCOLAR pt
dc.subject MOTIVAÇÃO pt
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject SPORT en
dc.subject SYLLABUS en
dc.subject MOTIVATION en
dc.subject SCHOOL PERFORMANCE en
dc.title A utilidade das disciplinas na perspectiva dos alunos: estudo exploratório por questionário pt
dc.type masterThesis pt


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Seminário-Relatório de Estágio_Pedro Souto.pdf 724.7Kb PDF View/Open

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