A autoestima em crianças com dislexia

DSpace/Manakin Repository

A autoestima em crianças com dislexia

Show full item record

Title: A autoestima em crianças com dislexia
Author: Silva, Eliana Manuela Pereira da
Abstract: A leitura e a escrita constituem estratégias complexas que a maior parte das crianças domina sem dificuldades, desde que atinja um determinado grau de maturidade e exista um ambiente pedagógico favorável. Contudo, quer a leitura, quer a escrita podem transformar-se num quebra-cabeças para crianças que, embora sendo totalmente normais noutras áreas de desenvolvimento, apresentam problemas específicos da leitura e escrita. Neste caso, encontramo-nos perante a denominada dislexia de desenvolvimento, ou simplesmente, dislexia. O estudo da dislexia vem suscitando o interesse de vários profissionais, em particular os da educação, visto os disléxicos possuírem um nível de inteligência normal, muitas vezes superior, e grande habilidade em determinadas áreas. Em contrapartida, as suas dificuldades de aprendizagem resultam numa discrepância entre o seu potencial intelectual e seu desempenho escolar. As dificuldades na aprendizagem, causadas pela dislexia, podem causar implicações emocionais, nomeadamente baixa autoestima, e problemas na personalidade, por isso, o diagnóstico e acompanhamento adequado tornarão as implicações emocionais quase inexistentes e a criança mais confiante e segura frente à sua realidade e necessidades. Nesta investigação apresentam-se resultados que, quando equiparados, nos permitem concluir que as crianças com dislexia apresentam valores médios de autoestima global ligeiramente mais baixos, quando comparadas com crianças sem a patologia.Reading and writing are complex skills that children usually handle without major difficulties, since they have reach maturity enough and there is an adequate pedagogic environment. Nevertheless, reading and writing can become a real puzzle in the children’s mind which, although completely normal in other developmental areas, show specific problems with those skills. In that case, we find ourselves with what we call developmental dyslexia, or simply dyslexia. The study of dyslexia has been rising the interest of many professionals, most of them from educational areas, because dyslexics have a normal IQ, or even a bigger one, and a great ability in several other areas. However, these difficulties have as result a big gap between their intellectual capacities and their real results at school. Those issues, caused by dyslexia, can be the source of many other emotional implications, such as low self-esteem and personality disorders. That is why the adequate diagnosis and attendance may minimize those emotional problems and, consequently, the child can be more confident and secure when confronted with their reality and needs. In this investigation, we can find some results that when compared can allow us conclude that dyslexic children show lower self-esteem than the children without this pathology.
Description: Orientação: Horácio Pires Gonçalves Ferreira Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/2710
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
A autoestima em ... dislexia_Eliana Silva.pdf 955.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account