Sabes? Juntos aprendemos melhor : a atitude dos docentes face à inclusão de alunos com distúrbio hiperativo com défice de atenção

DSpace/Manakin Repository

Sabes? Juntos aprendemos melhor : a atitude dos docentes face à inclusão de alunos com distúrbio hiperativo com défice de atenção

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Patrícia Jesus Gomes
dc.date.accessioned 2012-04-24T16:32:00Z
dc.date.available 2012-04-24T16:32:00Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/2331
dc.description Orientador : Luís de Sousa pt
dc.description.abstract A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, mais propriamente com Distúrbio Hiperativo e Défice de Atenção em turmas regulares é sempre um tema bastante delicado para os professores. São, contudo, amplamente conhecidas as vantagens da sua inclusão em turmas dessa natureza. Um modelo educacional que contemple esta mesma inclusão será, na nossa ótica, um modelo que tende a ter sucesso para os referidos alunos. Neste sentido, saber a opinião dos professores referente ao processo de inclusão de alunos com DHDA foi o grande objetivo para a nossa investigação. A amostra foi constituída por 50 professores dos diferentes níveis de ensino e pertencentes a três escolas do Agrupamento de Escolas de Caneças. Utilizámos um questionário como instrumento para aferir os dados e concluímos, neste estudo que: - a maior parte dos inquiridos estão familiarizados com o conceito de DHDA; - existe uma certa unanimidade a favor da inclusão dos alunos com DHDA, por parte dos professores; - a experiência profissional interfere diretamente na forma de os professores lidarem com a inclusão de alunos com DHDA nas suas turmas. Sabemos, que há ainda um longo caminho a percorrer para que o processo de inclusão dos alunos seja uma realidade. Uma escola que proporcione igualdade de oportunidades e que não discrimine quem é diferente, é uma escola inclusiva. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject HIPERATIVIDADE INFANTIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject CHILD HYPERACTIVITY en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES pt
dc.title Sabes? Juntos aprendemos melhor : a atitude dos docentes face à inclusão de alunos com distúrbio hiperativo com défice de atenção pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Patrícia.pdf 1.051Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account