Concepções dos professores do 1ºciclo do ensino básico sobre a educação física neste nível de ensino

DSpace/Manakin Repository

Concepções dos professores do 1ºciclo do ensino básico sobre a educação física neste nível de ensino

Show full item record

Title: Concepções dos professores do 1ºciclo do ensino básico sobre a educação física neste nível de ensino
Author: Tomé, Susana Margarida de Oliveira Machado
Abstract: Reconhecidas as principais razões que justificam a importância da Educação Física no desenvolvimento das crianças e tendo em atenção que esta é uma área que compõe o currículo de todos os alunos do 1º ao 12 º ano de escolaridade é com preocupação vemos uma realidade longe de ser o desejável no 1ºCiclo do Ensino Básico. Considerando o papel fundamental do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico na aplicação do currículo pretendemos perceber como a Educação Física é entendida por estes agentes de ensino. O presente estudo analisa as concepções de Educação Física dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na linha de investigação do Pensamento do Professor. Foram tratados e analisados os dados de 49 questionários e de 4 entrevistas tentando descortinar a forma como o professor ajuíza e intervém na área curricular de Expressão e Educação Físico-Motora. Os resultados apontam para a existência de diferentes concepções sobre a Educação Física. Apenas 28,6% dos professores revelam ter ‘melhor’ concepção sobre a Educação Física no 1ºCiclo do Ensino Básico enquanto a grande maioria dos professores enquadra-se no grupo da ‘pior’ concepção sobre a Educação Física neste nível de ensino, colocando esta área à margem do currículo.Although it is recognized the main reasons for using sports on children´s development in school from the 1st grade until the 12th grade, it is far away from the desirable reality on the 1st Cycle of Scholarity. The teacher of the 1st Cycle of Scholarity has got a very important role on setting this subject, so we will try to understand how Sports is viewed by teachers of this level of scholarity. This research analyses the teacher´s concepts about the importance of Sports in School, using the guide line of Teachers Thought. It has been analyzed 49 questionnaires and 4 interviews in order to discover how the teachers think about the use of Sports in School. The results point to the existence of different concepts about Sports. Only 28,6% of teachers think that Sports are very important for children in school, while the others reveal a bad concept about using Sports on this level of scholarity.
Description: Orientação: Leonardo das Neves Rocha
URI: http://hdl.handle.net/10437/1707
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação Susana Tomé.doc 1.159Mb Microsoft Word View/Open
anexos e apêndices tese.pdf 2.446Mb PDF View/Open
Apêndice III_SPSS_Clusters_17Jun2010[1].docx 56.30Kb Unknown View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account