Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

DSpace/Manakin Repository

Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)

Show full item record

Title: Atitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)
Author: Espada, Cláudia Sofia Fernandes
Abstract: O presente estudo pretendeu explorar as Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um Colégio Particular e de uma Escola Pública englobadas num mesmo Agrupamento de Escolas em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=60 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=53, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA e no que diz respieto às atitudes bem como às estratégias a utilizar. Porém, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças.This study aimed to explore attitudes (means of intervention and strategies in the classroom) of 1. No Primary School, a private college and a public school engulfed in the same grouping of schools for children with ADHD. This study is predominantly exploratory nature (descriptive) and quantitative analysis, qualitative and correlational results. The survey instrument used to serve as an instrument of data collection consisted of a questionnaire survey. Of a total of N = 60 distributed surveys were received N = 53, which were subjected to statistical analysis. The results show that participants are aware of ADHD, as far respieto attitudes and coping strategies to use, they use various strategies revealed in their daily work with these children.
Description: Orientação: Nuno Mateus
URI: http://hdl.handle.net/10437/1671
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação ESEAG 2011 - Cláudia Espada.pdf 3.281Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account