Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral

DSpace/Manakin Repository

Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral

Show simple item record

dc.contributor.advisor Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
dc.contributor.author Ferreira, Lurdes Raquel dos Santos Telo
dc.date.accessioned 2012-02-08T16:34:12Z
dc.date.available 2012-02-08T16:34:12Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1655
dc.description Orientação: Jorge Serrano pt
dc.description.abstract Este trabalho pretende mostrar como se fomentou a colaboração entre docentes com o objectivo de promover a inclusão de um aluno com paralisia cerebral na sala de aula, recorrendo a estratégias e a actividades que procuraram assegurar uma melhoria ao nível da sua actividade e participação, promover a amizade entre o aluno e os seus colegas e proporcionar o bem estar psico-afectivo do aluno na escola. Foi feito um levantamento de informação considerada relevante, através da consulta a documentação diversa e da aplicação de algumas técnicas de recolha de dados. Verificou-se que a professora não tomava a iniciativa em assegurar a participação do aluno nas actividades desenvolvidas dentro da sala de aula, no ginásio, no recreio, em visitas de estudo, e que a interacção entre os alunos era muito limitada. As reduzidas oportunidades oferecidas ao aluno para vivenciar situações de aprendizagem constituiam obviamente uma barreira ao acesso ao currículo e ao seu sucesso educativo. A informação recolhida permitiu a elaboração de uma planificação e direccionou a intervenção para as áreas da socialização, comunicação, cooperação entre docentes, subdividindo-se esta última nas áreas de atitude relacional e área académica. O propósito da intervenção foi o de auxiliar e incentivar a professora titular de turma de um aluno em situação de deficiência a acreditar que o seu aluno, à semelhança dos outros, também tem um grande potencial de aprendizagem e, através deste espírito colaborativo, fomentar a inclusão do aluno na turma e na escola. pt
dc.description.abstract This study aims to show how to foster collaboration among teachers in order to promote the inclusion of a student with cerebral palsy in the classroom, using strategies and activities that sought to ensure an improved level of activity and participation, promote friendship between the student and their colleagues and provide psycho-emotional well-being of the student in school. A survey was considered relevant information by consulting the various documentation and the application of some techniques of data collection. It was found that the teacher did not take the initiative to ensure student participation in activities within the classroom, the gym, the playground, on field trips, and interaction among students was very limited. The limited opportunities for students to experience learning situations is obviously a barrier to access to the curriculum and their educational success. The information gathered enabled the establishment of a planning and direct intervention in the areas of socialization, communication, cooperation among teachers, the latter subdivided in the areas of relational attitude and academic field. The purpose of the intervention was to facilitate and encourage the teacher holds class in a situation of a student with disabilities to believe that her student, like the others, also has a great potential for learning and, through this collaborative spirit, fostering inclusion of students in the class and school. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject PARALISIA CEREBRAL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject CEREBRAL PALSY en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.title Sabes? Juntos aprendemos melhor : práticas para a inclusão educativa de um aluno com Paralisia Cerebral pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Dissertacao.pdf 990.3Kb PDF View/Open
Anexos.pdf 931.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account