Literacia e processos de leitura envolvidos na linguagem cartográfica

DSpace/Manakin Repository

Literacia e processos de leitura envolvidos na linguagem cartográfica

Show full item record

Title: Literacia e processos de leitura envolvidos na linguagem cartográfica
Author: Roberti, Daniel Luiz Poio
Abstract: As reflexões recentes no campo da aprendizagem da leitura e escrita têm apontado para a necessidade de se marcar as diferenças entre literacia e alfabetização. De uma forma geral alfabetizar significaria levar as pessoas a construírem o domínio da tecnologia da escrita, a entrada nos códigos que compõem o sistema de registro de cada sociedade, enquanto que letramento é levar a pessoa mais além, é possibilitar o pleno exercício das práticas sociais de leitura e escrita. Foi a partir dessa distinção teórica que adaptei os processos de leitura e escrita para a linguagem cartográfica. O mapa, assim como um texto visa á comunicação e é formado por um conjunto de signos. Associei o mecanismo da Alfabetização Cartográfica ao público de jovens e apresentei uma proposta de leitura cartográfica ao ensino de adultos. A Literacia Cartográfica é uma proposta de leitura de mapas geopolíticos modernos que nasce da análise dos discursos dos professores. Esta discussão envolve um dos mapas que é o mais trabalhado em sala de aula. Ele apresenta a Europa posicionada no centro gráfico, demonstrando uma construção histórica de primazia do poder, como única representação “certa” da visão do mundo.
Description: Orientador: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/1596
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Folha_Rosto.pdf 88.66Kb PDF View/Open
Corpo_Dissertacao.pdf 4.382Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account