A observação no estágio pedagógico dos professores de Educação Física

DSpace/Manakin Repository

A observação no estágio pedagógico dos professores de Educação Física

Show full item record

Title: A observação no estágio pedagógico dos professores de Educação Física
Author: Martins, Ana Isabel Monteiro
Abstract: O nosso estudo tem como problema central a observação na formação inicial dos professores de Educação Física, mais concretamente ao nível do estágio pedagógico. Tratando-se de uma questão sobre a qual não encontramos, ainda, base de investigação que nos permita uma abordagem de tipo dedutivo, procuramos compreender, através de uma abordagem indutiva, por entrevistas, como é que professores orientadores da área da Educação Física resolvem esta problemática, numa amostra de seis entrevistados do concelho de Lisboa e como apresentam recomendações sobre este tema. A partir desta ideia, pudemos elaborar o guião da entrevista que aplicámos à amostra: aos professores orientadores, de forma a perceber se seguiam a tendência uns dos outros ou se divergiam entre eles. As conclusões do estudo indicam que os professores orientadores são muito consistentes e coerentes no que respeita à questão da observação como motor da aprendizagem já que além de referirem que o aspecto da discussão em grupo é decisivo, referem também que a observação de um estagiário é um recurso para a sua aprendizagem e não um problema que condiciona a sua avaliação. Assumem uma regra para a aplicação da observação como instrumento de avaliação, ou seja, valorizando os feedbacks dados pelos orientadores e criando a autonomia/iniciativa por parte do estagiário.This study centers on the way Observation are formed in Physical Education, specifically on the fill of pedagogic stadium. Observation is essentially interactive in nature, so learning and individual performance depend on group performance and on the achievement level of each member of the pedagogic stadium. Therefore, the criteria used by mentor teachers to observe teacher in formation are one of the most importance in this teaching-learning process. In the absence of extensive bibliography, we sought a deeper insight into the subject by carrying out interviews with teachers. We used interview in by a sample of six mentor teachers from Universidade Lusófona so as to find out whether their practice follows the same pattern or differs in themselves. Some of the results of our study show that these mentor teachers follow a consistent and coherent pattern observing teacher in formation. Not only do they mention the importance of observation in teaching formation, but also the knowledge in observation is a key factor to foster learning, rather than considering it as a barrier. They apply a consistent rule for teacher in formation that incentives him to be more autonomic and task initiative.
Description: Orientação: Luís António Fernandes Bom
URI: http://hdl.handle.net/10437/1581
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Relatório Estágio Ana Martins.pdf 934.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account