Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas

DSpace/Manakin Repository

Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas

Show full item record

Title: Maior e melhor inclusão de alunos considerados com NEE em actividades desportivas
Author: Godinho, Suzana Maria da Silva Estrela
Abstract: Este Trabalho de Projecto, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - Domínio cognitivo e Motor, tem como ponto de partida uma pesquisa teórica e empírica que fundamentou toda a caracterização da situação inicial e o delineamento das medidas do Plano de Acção. Procurámos através da metodologia da investigação-acção, assente numa programação/acção/reflexão sistemática e muito estruturada, realizar actividades desportivas inclusivas que promovessem aprendizagens significativas para os alunos em geral e para uma aluna considerada com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em particular, nas aulas de Educação Física e na actividade extra-curricular de Natação. As barreiras existentes à inclusão, nesta situação específica, foram em grande parte ultrapassadas, podendo afirmar ainda, que, se todos realmente quiserem, a educação inclusiva é uma utopia realizável que traz mais-valias para todos os que nela investem.This Worl Project, concerning with the Master on Special Education - Cognitive and Motor Domain, takes as its starting point a theoretical and empirical research which substantiate all the inicial characterization and the measures of the Action Planning list, we tried using the methodology of action research, based on a schedule / action / reflection very systematic and structured to carry out activities inclusive sport that promote significant learning experiences for students in general and considered a student with special educational needs (SEN) in particular, in physical education classes and extracurricular activity of swimming. The barriers to inclusion, in this specific situation, have been largely overcome, and can still say that if everyone really wanted, inclusive education is an achievable utopia that brings added value to all who invest in it.
Description: Orientação: Isabel Sanches
URI: http://hdl.handle.net/10437/1551
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
RELATORIO_Final_Suzana 18 VALORES.pdf 29.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account