Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I

DSpace/Manakin Repository

Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I

Show full item record

Title: Ler ou não ler: eis a questão :a leitura dramática como instrumento pedagógico para o letramento de crianças do ensino fundamental I
Author: Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
Abstract: Este trabalho teve como objetivo identificar se a leitura dramática é um instrumento pedagógico para o letramento de crianças do Ensino Fundamental I. A metodologia deste estudo investigativo foi levantada sobre os pilares da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa estão numa turma do 4º ano de uma escola da rede privada da cidade de João Pessoa – Paraíba, Brasil. São 11 meninos e 11 meninas entre 9 e 10 anos de idade, no qual o marco teórico foi sistematizado de forma a atender os questionamentos pertinentes à pesquisa e composto de estudiosos e pesquisadores nas áreas da pedagogia e do teatro. O questionário, o diário de pesquisa e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para a coleta e análise dos dados recolhidos. A partir da análise dos resultados verificou-se que a leitura dramática é um instrumento pedagógico que contribui para o letramento.This work was developed to identify whether the dramatic reading is a pedagogical tool for literacy of children from elementary school, 1st level. The methodology of this investigative study was raised on the pillars of action-research. The subjects of the search belong to a 4th grade classroom of an elementary private school in the city of João Pessoa – Paraíba, Brazil. They are 11 boys and 11 girls from 9 to10 years old, in which the theoretical mark was systematized in order to meet the relevant questions to the research and was composed of scholars and researchers in the areas of pedagogy and theatre. The questionnaire, the journal of research and the interviews were the instruments used for the compilation and analysis of data collected. From the analysis of the results it was verified that dramatic reading is a pedagogical tool that contributes to literacy.
Description: Orientação: Paula Alves Barbosa Coelho ; co-orientação: José Bernardino Pereira Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/1545
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
CELLY_12.07.11.pdf 898.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account