Avaliação da composição corporal de crianças escolares matriculados na rede pública e privadas

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Title: Avaliação da composição corporal de crianças escolares matriculados na rede pública e privadas
Author: Melo, Sêmio Wendel Martins
Abstract: O acompanhamento do perfil da composição corporal e identificar o rápido aumento da obesidade infantil é um fator que se preocupa por esta associado a vários distúrbios metabólicos, além de ser um fator da obesidade na vida adulta. O presente estudo teve como objetivo conhecer a composição corporal de crianças escolares de 8 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados na rede pública e privada da cidade de Riachão do Bacamarte PB. Neste sentido, esta investigação foi de caráter descritivo, abordagem transversal, envolvendo variáveis antropométricas e do IMC, que procurou traduzir a relação entre estas variáveis e o estado físico de crianças das redes públicas e privadas de ensino fundamental. A amostra consistiu por 111 crianças, com idade entre 08 e 10 anos, dos quais 60,4 % (n=67) masculino e 39,6% (n=44) feminino, de 3ªs e 4ªs séries das escolas públicas e privadas da cidade de Riachão do Bacamarte – PB, cujo critério mínimo de inclusão que elas fornecessem ensino fundamental, em virtude da amplitude da faixa etária a ser estudada. Foram realizadas medidas antropométricas como massa corporal (MC), estatura (ES), (IMC) Índice de Massa Corporal e percentual de Gordura. De posse deses dados, foram calculados as possíveis diferenças do índice de massa corporal (IMC) e % de gordura (MG) entre os gêneros, realizou-se uma correlação entre idade (meses) com IMC e (MG), e analisou-se as diferenças do IMC e % Massa Gorda entre as escolas públicas e privadas. Mediante a análise dos resultados constatou-se que a maior parte das crianças avaliadas apresenta-se com o IMC (kg/m2) e % de gordura dentro dos padrões esperados, embora que as meninas apresentaram valores mais elevados. Outros resultados encontrados no presente estudo foi em relação a correlação entre a idade com IMC e % de Gordura, onde houve uma associação positiva estatisticamente significativa ao contrario que demostrou a média entre as escolas tanto no IMC e o % de gordura não demostrando diferença estatisticamente significativa. Diante disso, sugerimos implementação de ações de promoção da saúde na ambiente escolarThe monitoring of body composition profile is identify the rapid increase in childhood obesity is a factor that worries about it and is associated with several metabolic disorders, as well as being a factor obesity in adulthood. This study aimed to know the body composition of schoolchildren aged 8 to 10 years old, both sexes, students in public and private City Riachão Bacamarte PB. Therefore, this research is descriptive, cross - cutting approach involving variables anthropometric and BMI, which sought to translate the relationship between these variables and physical condition of children from public and private elementary schools. The sample consisted of 111 children, aged between 08 and 10 years, of which 60.4% (n = 67) male and 39.6% (n = 44) female, 3 rd and 4 th grades of public and private schools of Riachão Bacamarte - PB, whose minimum criterion for inclusion they provide primary education beca use of the magnitude of age group being studied. Anthropometric measurements as body mass (BM), height (ES), (BMI) Body Mass Index And body fat percentage. With these datas were calculated the possible differences in body mass index (BMI) and% fat (MG ) between the genders, there was a correlation between age (months) and BMI (MG), and analyzed the differences in BMI and% Fat mass between the public and private schools. Through analyses, The results found that most of the children presented with the BMI (kg/m2) and fat% in the standard expected, although girls had higher values. Other results of this study were about the correlation between age, BMI and% Fat, where there was a statistically significant positive association to the contrary that d emonstrated the average among schools in both BMI and% fat did not demonstrating statistically significant difference. Given this, we suggest to insert actions to promote health in the environment school.
Description: Orientação: Antônio Labisa Palmeira
URI: http://hdl.handle.net/10437/1535
Date: 2011


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