Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?

DSpace/Manakin Repository

Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, José Bernardino, orient.
dc.contributor.author Pereira, Rui Alexandre Santos
dc.date.accessioned 2012-01-12T16:12:59Z
dc.date.available 2012-01-12T16:12:59Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1533
dc.description Orientação: José Bernardino Duarte pt
dc.description.abstract Actualmente no Ensino Básico as disciplinas de História e Geografia são vistas, maioritariamente , como desinteressantes e pouco úteis a grande parte dos alunos. Variadas razões podem ser apontadas, como a excessiva memorização de conteúdos, cultivados por um ensino expositivo enquanto forma de ensino com maiores adeptos pelos professores nas escolas. Aliada a esta memorização surge, inevitavelmente, a pouca retenção na memória no tempo dos conhecimentos adquiridos a estas disciplinas. Partindo dos pressupostos teóricos sobre os métodos de ensino mais inovadores, que sugerem a realização de experiências educativas com uma metodologia activa e um ensino por competências , efectuou-se uma experiência de aprendizagem em que se utilizou a ferramenta Google Earth nas aulas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade. Pretendeu-se aferir se, com recurso às novas tecnologias, os alunos interiorizariam melhor conceitos relativos ás duas áreas do saber. pt
dc.description.abstract Currently in Basic Education, subjects such as History and Geography are seen mostly as being uninteresting and of little use to most students. Various reasons can be identified as the excessive storage of content, encouraged by an expository teaching method as a way of teaching with more fans by teachers in schools. Allied to this memory comes, inevitably, poor memory retention of knowledge acquired in time in those subjects. Based on the theoretical assumptions about the most innovative teaching methods, suggesting the achievement of educational experiences with an active methodology and teaching through competencies, a learning experience was done, which used the Google Earth in the lessons of History and Geography. it was intended to assess whether, using new technologies, students could internalize the concepts of the two areas of knowledge. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject ENSINO DA HISTÓRIA pt
dc.subject ENSINO DE GEOGRAFIA pt
dc.subject INTERNET pt
dc.subject GOOGLE EARTH pt
dc.subject HISTORY TEACHING en
dc.subject GEOGRAPHY TEACHING en
dc.subject MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO pt
dc.subject INOVAÇÃO TECNOLÓGICA pt
dc.subject TECHNOLOGICAL INNOVATION en
dc.subject ENSINO BÁSICO en
dc.subject PRIMARY EDUCATION en
dc.subject APRENDIZAGEM pt
dc.subject LEARNING en
dc.subject INTERNET en
dc.title Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ? pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
tese.ruipereira.pdf 48.99Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account