Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?

DSpace/Manakin Repository

Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?

Show full item record

Title: Como aprender História e Geografia no 8º ano de escolaridade, usando o Google Earth ?
Author: Pereira, Rui Alexandre Santos
Abstract: Actualmente no Ensino Básico as disciplinas de História e Geografia são vistas, maioritariamente , como desinteressantes e pouco úteis a grande parte dos alunos. Variadas razões podem ser apontadas, como a excessiva memorização de conteúdos, cultivados por um ensino expositivo enquanto forma de ensino com maiores adeptos pelos professores nas escolas. Aliada a esta memorização surge, inevitavelmente, a pouca retenção na memória no tempo dos conhecimentos adquiridos a estas disciplinas. Partindo dos pressupostos teóricos sobre os métodos de ensino mais inovadores, que sugerem a realização de experiências educativas com uma metodologia activa e um ensino por competências , efectuou-se uma experiência de aprendizagem em que se utilizou a ferramenta Google Earth nas aulas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade. Pretendeu-se aferir se, com recurso às novas tecnologias, os alunos interiorizariam melhor conceitos relativos ás duas áreas do saber.Currently in Basic Education, subjects such as History and Geography are seen mostly as being uninteresting and of little use to most students. Various reasons can be identified as the excessive storage of content, encouraged by an expository teaching method as a way of teaching with more fans by teachers in schools. Allied to this memory comes, inevitably, poor memory retention of knowledge acquired in time in those subjects. Based on the theoretical assumptions about the most innovative teaching methods, suggesting the achievement of educational experiences with an active methodology and teaching through competencies, a learning experience was done, which used the Google Earth in the lessons of History and Geography. it was intended to assess whether, using new technologies, students could internalize the concepts of the two areas of knowledge.
Description: Orientação: José Bernardino Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/1533
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
tese.ruipereira.pdf 48.99Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account