A autoconcepção dos professores sobre a criança autista em contexto escolar

DSpace/Manakin Repository

A autoconcepção dos professores sobre a criança autista em contexto escolar

Show full item record

Title: A autoconcepção dos professores sobre a criança autista em contexto escolar
Author: Rebelo, Liliana Catarina Correia Pinto
Abstract: Este trabalho tem como tema central “As Crianças Autistas em Contexto Escolar”, mirando particularmente a concepção que os professores, do Primeiro e Terceiro Ciclos, têm sobre as crianças autistas em contexto escolar. É cada vez mais usual ouvir falar em autismo e em crianças autistas, mas estarão os professores de hoje preparados para ter uma criança autista na sala de aula? Os professores sabem o que é o autismo? Estes tiveram formação específica para lidar com crianças NEE/ autistas? Estas são as questões que serão tratadas ao longo do estudo efectuado. Atendendo à questão de investigação formulada, este estudo é não experimental, visto que se trata de um estudo no qual se pretende explorar acontecimentos, à medida que eles ocorrem naturalmente, não existindo intervenção no grupo inquirido e qualitativo visto que tem por finalidade compreender e interpretar, mais do que avaliar (FORTIN, 2003). Quanto ao tempo em que decorre, este estudo é transversal uma vez que a análise dos fenómenos é feita num único “momento”, não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Como método de colheita de dados para a investigação, recorreu-se ao questionário, por ser um método que permite obter um conjunto de informações mais ricas e abundantes, que melhor retrata o alvo do estudo. A amostra foi de 200 professores: 100 que leccionam no 1º Ciclo e 100 que leccionam ao 3º Ciclo. Os dados obtidos confirmam que os actuais professores não têm preparação para trabalhar com este tipo de crianças e para além desta falta de preparação, desconhecem o que é o autismo.The central theme of this work is "Autistic Children in School Context", targeting particularly the concept that First and Third Cycle teachers have on autistic children in school context. It is increasingly common to hear about autism and autistic children, but are teachers nowadays prepared to have an autistic child in the classroom? Do teachers know what autism is? Did they have specific training to deal with SEN/ autistic children? These are the issues that will be addressed throughout the study. Considering the formulated research question, this is a non-experimental study because its aim is to explore events as they naturally occur, with no intervention in the inquired group, and qualitative because it intends to understand and interpret rather than evaluate (FORTIN, 2003). As for the entire duration this is a transverse study since the analysis of the phenomena is done in a single "moment" and there is not, therefore, a follow-up period of the individuals. As for the data collection method for research, we used the questionnaire inasmuch as it is a method which allows to attain a richer and more abundant set of information, in order to portray the study target the best way. The sample consisted of 200 teachers, 100 of them teaching in the 1st Cycle and 100 teaching in the 3rd cycle. The data confirmed that the current teachers have no preparation to work with these children, and beyond that lack of preparation they do not know what autism is.
Description: Orientação: Cristina Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1478
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTAÇÃO - Liliana Rebelo.pdf 1014.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account