Livro didático de história: questões de escolha

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Livro didático de história: questões de escolha

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dc.contributor.author Pires, Maria Gorete Leite
dc.date.accessioned 2011-05-18T19:07:32Z
dc.date.available 2011-05-18T19:07:32Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1180
dc.description Orientador: Maria Otília Telles Storni pt
dc.description.abstract Neste trabalho focalizamos os processos de escolha do livro didático de História da 8ª série do Ensino Fundamental em duas escolas públicas estaduais de João Pessoa/PB. Esta temática é importante porque consideramos o livro didático como um instrumento pedagógico poderoso, que tanto pode ser positivo quanto negativo, a depender de sua escolha. No Brasil, as políticas públicas educacionais desenvolvem a distribuição gratuita do livro didático do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em todas as escolas públicas, o que é um grande avanço no contexto neoliberal globalizado. O MEC faz uma primeira seleção dos livros das editoras, e os professores escolhem os manuais entre as opções pré-indicadas no Guia do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. Nosso interesse foi o de desvendar os caminhos e problemas da escolha do livro didático em duas escolas públicas, pois, por mais que seja padronizado em nível nacional, cada escola tem suas problemáticas de aprendizagem, o que pode gerar diferentes critérios e modos de seleção do manual que necessita. O principal objetivo desta pesquisa é o de analisar as principais questões do processo de escolha do livro didático de História do Ensino da 8ª série do Ensino Fundamental em duas escolas públicas estaduais de João Pessoa/PB. Descobrimos que os docentes têm muitas opções para escolha do livro didático, mas, não têm poder de decisão neste processo, pois, muitos livros que são escolhidos não são os mesmos que são distribuídos pelo MEC. Por outro lado, as indústrias editoriais que produzem os livros didáticos exercem ampla pressão sobre os professores, no sentido de convencê-los de escolherem seus livros-mercadorias, que nem sempre estão voltados para a aprendizagem reflexiva, crítica e cidadã dos alunos. Os autores que inspiraram este trabalho foram Bittencourt (1993), Lucien Febvre (1989), Burke (1992), Santos (2002), Fonseca (2004), Cabrini (1994), entre outros. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject POLÍTICA EDUCATIVA
dc.subject ENSINO DA HISTÓRIA
dc.subject BRASIL
dc.subject MANUAIS ESCOLARES
dc.subject EDUCATIONAL POLICY en
dc.subject HISTORY TEACHING en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject TEXTBOOKS en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Livro didático de história: questões de escolha pt
dc.type masterThesis pt


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Gorete_dissertação final.pdf 5.631Mb PDF View/Open

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