O desenvolvimento de competências específicas na área curricular de História e Geografia de Portugal em sete alunos com necessidades educativas especiais numa turma do 5º ano de escolaridade

DSpace/Manakin Repository

O desenvolvimento de competências específicas na área curricular de História e Geografia de Portugal em sete alunos com necessidades educativas especiais numa turma do 5º ano de escolaridade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, Rosa Serradas, orient.
dc.contributor.author Ginjeira, Sandra Maria de Almeida
dc.date.accessioned 2011-05-13T19:06:26Z
dc.date.available 2011-05-13T19:06:26Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1163
dc.description Orientação: Rosa Serradas Duarte pt
dc.description.abstract O presente trabalho incide sobre a problemática do ensino/aprendizagem da História e Geografia de Portugal numa turma de 5ºano com sete alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais : dois alunos com espectro do autismo; dois com Hiperactividade e Deficit de Atenção; um com Síndrome de Prader Willi; um com atraso global do desenvolvimento e outro com uma disfunção comportamental grave. A observação , o estudo e a pesquisa foi o caminho seguido no sentido de (re)produzir uma metodologia adequada a uma turma com tal diversidade, numa perspectiva de escola aberta a todos, onde todos aprendem juntos independentemente das suas dificuldades , no respeito pelos ritmos e estilos de aprendizagem de cada um. No sentido de superar as práticas tradicionais, isto é superar o ensinar a todos como se fossem um, seguimos as orientações de Perrenoud (2000) que propõe a adopção da pedagogia diferenciada como resposta pertinente às exigências de uma escola para todos. A gestão das diferentes necessidades e características dos alunos, e a reorganização /recriação de conteúdos e/ou metodologias e /ou materiais que melhor respondessem a essa diversidade permitiram a aquisição das competências curricularmente consideradas necessárias ao cumprimento da escolaridade obrigatória. Confirmamos assim, que é possível que todos aprendam de modos diferentes, tal como prediz um antigo provérbio chinês, todos atingem o cume da montanha ainda que percorrendo caminhos muito diversos.
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS pt
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject PROGRAMAS DE ENSINO pt
dc.subject GEOGRAFIA
dc.subject HISTÓRIA DE PORTUGAL pt
dc.subject SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS en
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.subject SYLLABUS en
dc.subject GEOGRAPHY en
dc.subject HISTORY OF PORTUGAL en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.title O desenvolvimento de competências específicas na área curricular de História e Geografia de Portugal em sete alunos com necessidades educativas especiais numa turma do 5º ano de escolaridade pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
sandra tese pdf.pdf 679.5Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account