Políticas públicas para a promoção da inovação nas PME: o papel do IAPMEI

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Políticas públicas para a promoção da inovação nas PME: o papel do IAPMEI

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Title: Políticas públicas para a promoção da inovação nas PME: o papel do IAPMEI
Author: Andrade, Aléxia dos Santos
Abstract: Com a globalização dos mercados as empresas e as PME adotam o perfil das novas tendências de mercado, sendo que a inovação é um fator determinante para a competitividade a nível internacional como também é um fator determinante para ampliar o potencial de crescimento para tornar sustentável a trajetória de cada indústria. E o governo e as suas instituições autónomas têm desenvolvido ações e políticas públicas de inovação procurando reforçar a cadeia de valor, apoiar as estratégias competitivas das empresas e a sua conquista de novos mercados. O presente trabalho insere-se no âmbito desta temática, com o objetivo de estudar o campo de intervenção das políticas públicas de inovação geridas pelo Iapmei, que é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas. Neste sentido, importa reforçar o quadro de compreensão do papel das políticas públicas de inovação, tanto mais que a nova panóplia de tecnologias digitais a funcionarem de forma cada vez mais integrada (vulgo Indústria 4.0) e a penetrarem profundamente na economia, acentuam o carácter disruptivo de muitas das inovações. E para isso, foi desenvolvida uma metodologia com uma abordagem quantitativa, utilizando o método de aplicação de inquérito-questionário para recolha dos dados desta investigação, devidamente sustentada numa amostra probabilística com base no universo das “PME Excelência 2017”.With market globalization, companies and SMEs adopt the profile of new market trends, and innovation is a decisive factor not only for competitiveness at international level but also a decisive factor in increasing the growth potential to make each industry trajectory sustainable. And the government and autonomous institutions have developed actions and innovative public policies seeking to enhance the value chain, support the competitive strategies of companies and their conquest of new markets. This study falls within the scope of this subject, with the objective of studying the intervention field of public innovation policies managed by IAPMEI, which is a public organization supporting micro, small and medium enterprises. In this sense, it is important to reinforce the understanding of the role of public innovation policies, especially as the digital technologies are working more and more integrated (commonly known as Industry 4.0) and penetrate deeply into the economy, accentuating the disruptive nature of many of the innovations. In order to achieve the proposed objectives, a methodology was developed with a quantitative approach, using the method of applying questionnaires to collect data from this research, duly supported in a probabilistic sample based on the universe of "Excellence 2017 SMEs".
Description: Orientação: Idalino André Rodrigues Nascimento Magrinho
URI: http://hdl.handle.net/10437/10047
Date: 2019


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Tese MESTRADO Aléxia Andrade 12-12-2019.pdf 2.710Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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