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Título: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM JOVENS (ECMEDJ)
Autor: Pinto da Costa, Maria Elisabete
Melo, Márcia
Jesus, Paulo
Palavras-chave: Mediação; Competências; Jovens; Escala.
Data: 2011
Editora: Universidade da Corunha
Citação: Pinto da Costa, E.; Melo, M. & Jesus, P. (2011). Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos e jovens (ECMEDJ). Actas do XI Congresso Internacional de Psicopedagogia Galego-Português. Corunha. Universidade da Corunha, pp. 4623-4631.
Resumo: A literatura especializada refere que a Mediação de Conflitos, enquanto metodologia de intervenção sócio-educativa, proporciona uma melhoria das competências de gestão pacífica de conflitos que, por sua vez, apoiam a promoção de competências relacionais. No entanto, a avaliação da eficácia de tais programas de intervenção requer a utilização de um instrumento válido e fidedigno que registe a aquisição e desenvolvimento de competências de mediação de conflitos. Assim, após um enquadramento teórico sobre a mediação e a importância das competências de mediação, descreve-se neste artigo, o processo de construção e validação de um instrumento capaz de desempenhar essa função. A construção da escala tipo Likert visou a inclusão de itens relativos a competências da mediação distribuídas por três dimensões psicológicas: dimensão cognitiva, sócio-emocional e relacional. A análise dos itens baseia-se nas respostas de 264 jovens dos 12 aos 20 anos, 148 do género feminino e 116 do género masculino, estudantes de quatro estabelecimentos de ensino, públicos e privados (ensino básico, secundário e universitário), residentes na zona Norte de Portugal. A análise psicométrica revelou uma consistência interna satisfatória (indicador de fiabilidade) assim como uma correlação elevada entre os resultados obtidos na Escala e as experiências reais de envolvimento em conflitos interpessoais (validade de construto e validade relativa a um critério externo). Avaliou-se ainda a estrutura factorial do instrumento, concluindo-se que as dimensões não correspondem a factores.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8432
ISSN: 1138-1663
Aparece nas colecções:IMULP - Atas de Conferências Internacionais

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