Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial

DSpace/Manakin Repository

Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial

Show full item record

Title: Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial
Author: Maquemba, Rivolty
Abstract: O presente trabalho aborda a questão da Inovação, Desempenho e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em Benguela-Angola. Neste estudo foi aplicado um questionário semiestruturado a um conjunto de 51 empresas da província de Benguela para conhecer qual o contexto de adoção do conceito de RSE pelas empresas. A investigação é de carácter exploratório com a aplicação de metodologias do tipo qualitativo e quantitativo, assente na recolha e análise bibliográfica e documental, em associação com um estudo de campo com empresas da província de Benguela-Angola. Através da pesquisa realizada, é possível sugerir que é cada vez maior o impacto da inovação para as empresas, independentemente da dimensão do negócio. É um processo que agrega vantagem competitiva, uma vez que apenas a inovação torna possível concorrer com outras empresas. A inovação pode ser social ou tecnológica, as quais, do ponto de vista de vários autores, diferem quanto ao valor, estratégia, locus, processo e difusão. A incorporação de boas práticas de responsabilidade social nas organizações cria oportunidades e previne riscos, o que assume um impacto positivo no vasto número de indicadores que avaliam o sucesso organizacional. As preocupações de natureza social remontam a algumas décadas, sendo que as empresas optam por este tipo de ações porque a existência de um relacionamento de confiança e de respeito entre os stakeholders traz benefícios que podem ser de médio ou longo prazo. A importância da responsabilidade social empresarial ultrapassa o âmbito da geração de lucros e da lei, melhorando a reputação e promovendo uma imagem positiva da empresa.The purpose of this research is the issue of Innovation, Performance and Corporate Social Responsibility (CSR) in Benguela-Angola. In this study was applied a semi-structured questionnaire to a group of 51 companies from the province of Benguela to understand the context of CSR concept admission by companies. The research is based on a qualitative and quantitative methodology based on bibliographical and documentary collection and analysis in association with a field study with companies in the province of Benguela-Angola. Through the research it is possible to affirm that the impact of innovation for companies is increasing, regardless of the size of the business. It is a process that adds competitive advantage, since only innovation makes it possible to compete with other companies. Innovation can be social or technological, which from the point of view of the various authors, differ in value, strategy, locus, process and diffusion. The incorporation of good practices of social responsibility in organizations creates opportunities and prevents risks, which has a positive impact on the vast number of indicators that evaluate organizational success. Concerns of a social nature go back a few decades, being that the companies opt for this type of actions because the existence of a relationship of trust and respect among stakeholders brings benefits that can be medium or long term. The importance of corporate social responsibility goes beyond the ambit of profit generation and the law, improving reputation and promoting a positive image of the company.
Description: Orientação: Luísa Margarida Cagica Carvalho
URI: http://hdl.handle.net/10437/9907
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Versão final da tese_Maquemba.pdf 2.263Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account