O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem

DSpace/Manakin Repository

O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem

Show full item record

Title: O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
Author: Melo, Vinicius Batista
Abstract: Esta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.This paper investigates the performance of instructional design as a teaching methodology applied to Virtual Learning Environments (VLEs). After giving some basic concepts, good practices were pointed out in VLEs supported by some articles that contextualize the practice of virtualized education in Brazil. Among these practices, Instructional Design (ID) acts as a methodology in which the virtualization enables teaching environment. The purpose of this study is to highlight the practice of instructional design in a virtual learning environment. The main question which guided the investigation was centered in the way ID elements act in the practice of mediated teaching. The study was developed in a Superior Educational Institution (SEI) in Brazil. Five groups were made available, 5 teachers who also act as tutors and 120 students, as well as the learning environment used. The study used three different forms of data collection: interviews with teachers, questionnaire applied to students and the heuristic analysis. These data were analyzed individually and then submitted to a vertical analysis in which they were duly interpreted. As conclusion, the characterized elements of ID in VLE practice were raised, as well as graphic design and planning characteristics were highlighted as fundamental for the understanding of ID. It was also pointed out different performances of graphic designers, teachers and tutors as agents promoting of ID in VLE.
Description: Orientação: Dulce Maria Franco
URI: http://hdl.handle.net/10437/9891
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Vinicius Melo - Dissertação de Mestrado.pdf 2.044Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account