Sustentabilidade e Intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação

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Sustentabilidade e Intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação

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Title: Sustentabilidade e Intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
Author: Sá, Patrícia; Lopes, J. Bernardino; Martins, Isabel P.
Abstract: A adoção, pelas Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável levanta novos desafios ao campo da investigação em educação. No contexto dos atuais desafios sócio-económico-ambientais e das questões internacionais relacionadas como desenvolvimento sustentável é um imperativo moral que os investigadores contribuam para a concretização desta resolução. Neste artigo apresentamos dados provenientes de um estudo realizado sobre as perceções que investigadores seniores com responsabilidade na definição da política científica de um centro de investigação em educação têm sobre os conceitos de Sustentabilidade e de Intercompreensão. A metodologia seguida insere- -se num paradigma interpretativo. Os resultados indicam que alguns dos investigadores participantes revelam um pensamento estruturado sobre estes conceitos, reconhecendo a sua centralidade na definição da investigação em educação para o séc. XXI. No entanto, configura-se a necessidade de um aprofundamento de ideias e consequente reorientação na conceção e consecução da agenda de investigação no futuro próximo.The adoption of the 2030 Agenda for the Sustainable Development by the United Nations (UN) raises new challenges for the educational research field. In the context of current socio-economic/environmental challenges and international sustainable development issues it is a moral imperative for researchers to contribute to the fulfillment of this resolution. In this paper we report data from a study within which we investigated the perceptions about the concepts of Sustainability and Intercomprehension of senior educational researchers with responsibility in defining the scientific policy of a research centre in education. The methodology followed is inserted in an interpretative paradigm. The results indicated that some of the participating researchers have structured and reasoned thinking on these concepts, recognizing their centrality in the definition of the educational research for the XXI century. However, the need for a deepening of ideas and consequent reorientation in the conception and attainment of the research agenda in the near future is configured.La adopción por las Naciones Unidas de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible plantea nuevos desafíos al campo de la investigación en educación. En el contexto de los actuales desafíos socioeconómicoambientales y de las cuestiones internacionales relacionadas como desarrollo sostenible es un imperativo moral que los investigadores contribuyan a la concreción de esta resolución. En este artículo presentamos datos provenientes de un estudio realizado sobre las percepciones que investigadores mayores con responsabilidad en la definición de la política científica de un centro de investigación en educación tienen sobre los conceptos de Sostenibilidad e Intercomprensión. La metodología seguida se inserta en un paradigma interpretativo. Los resultados indican que algunos de los investigadores participantes revelan un pensamiento estructurado sobre estos conceptos, reconociendo su centralidad en la definición de la investigación en educación para el s. XXI. Sin embargo, se configura la necesidad de una profundización de ideas y consecuente reorientación en la concepción y consecución de la agenda de investigación en el futuro próximo.L’adoption par les Nations Unies du Programme de développement durable à l’horizon 2030 pose de nouveaux défis dans le domaine de la recherche en éducation. Dans le contexte des défis socio-économiques et environnementaux actuels et des questions internationales connexes telles que le développement durable, il est impératif que les chercheurs contribuent à la mise en oeuvre de cette résolution. Dans cet article, nous présentons les données d’une étude réalisée sur les perceptions que les chercheurs seniors responsables de la définition de la politique scientifique d’un centre de recherche en éducation ont sur les concepts de durabilité et d’intercompréhension. La méthodologie est insérée dans un paradigme interprétatif. Les résultats indiquent que certains des chercheurs participants présentent une réflexion structurée sur ces concepts, reconnaissant leur centralité dans la définition de la recherche en éducation pour le XXI siècle. Cependant, la nécessité d’un approfondissement des idées et d’une réorientation conséquente dans la conception et la réalisation du programme de recherche dans un avenir proche est configurée.
Description: Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
URI: http://hdl.handle.net/10437/9718
Date: 2019


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