Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil

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Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil

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Title: Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil
Author: Saheb, Daniele; Rodrigues, Daniela Gureski
Abstract: A temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil (EI). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado em duas instituições de EI (uma pública e outra privada) em Curitiba, Paraná, que se utilizou da observação como procedimento para coleta de dados. Pretendeu-se analisar as possibilidades de experiências ambientais proporcionadas às crianças pela prática docente em duas instituições de EI. Constatou-se que as duas, por meio da prática pedagógica de seus professores, possibilitam experiências para que as crianças construam vínculo afetivo com a natureza e vivências de solidariedade e respeito por meio da convivência, ambas desenvolvidas com intencionalidade pelos docentes. No campo teórico, o estudo sobre a especificidade da EA permitiu base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema. A partir da análise dos dados, foram identificados aspectos importantes como caminhos para a EA na EI. Entre eles, destacam-se a importância das experiências com elementos e espaços naturais na primeira infância e a necessidade da intencionalidade dos docentes em desenvolver práticas que superem a racionalidade acadêmica e favoreçam o contato das crianças com situações que valorizem outras dimensões, como a criatividade, a solidariedade, o cuidado e amor em relação a si mesmo, ao outro e ao meio.The theme of environmental education is the focus of this article, which resulted from a research on teaching practice in early childhood education. This is a qualitative study carried out in two institutions (one public and one private) in Curitiba, Paraná, which used observation as a procedure for data collection. The aim was to analyze the possibilities of environmental experiences provided to children by teaching practice in two institutions. It was verified that the two, through the pedagogical practice of their teachers, enable children to build an affective bond with nature and experiences of solidarity and respect through coexistence, both developed with intentionality by teachers. In the theoretical field, the study on the specificity of the allowed sufficient basis for the deepening and reflection on the theme. From the analysis of the data, important aspects were identified as paths for the ae in the ie. among them, the importance of experiences with natural elements and spaces in early childhood and the need for teachers’ intentions to develop practices that surpass academic rationality and favor the contact of children with situations that value other dimensions such as creativity, solidarity, care and love in relation to oneself, the other and the environment.La thématique de l’Éducation Environnementale constitue l’objectif de cet article, comme résultat d’une recherche à propos de la pratique des enseignants à l’école maternelle. Il s’agit d’une approche d’étude qualitative réalisée dans deux institutions d’école maternelle (une publique et l’autre privée) à Curitiba – Paraná, par le biais de l’observation comme procédure de récolte de données. Dans le dessein de faire des analyses à partir des expériences environnementales dans deux établissements scolaires maternels, l’étude, incitée de manière intentionnelle par les enseignants, a pu constater un vrai lien affectif, convivial et de solidarité des enfants par rapport à la nature. Dans le domaine théorique, la recherche à propos de la spécificité de l’Éducation Environnementale a pu démontrer de solides fondements ménant à un approfondissement et à des réflexions sur le thème. À partir de l’analyse des données, des aspects importants ont été indentifiés comme par exemple, l’importance des expériences enfantines avec des éléments et des environnements naturels pendant la période de la petite enfance ainsi que la vraie intention des enseignants concernant le développement des pratiques qui vont au-delà de la rationalité académique. Ces expériences permettent de favoriser et de mettre en valeur d’autres dimensions enfantines, telles que, la créativité, la solidarité, le soin et l’amour par rapport à soi-même, à l’autrui et à l’entourage.La temática de la Educación Ambiental (EA) constituye el foco de este artículo, que resultó de una investigación sobre la práctica docente en la Educación Infantil (EI). Se trata de un estudio de abordaje cualitativo realizado en dos instituciones de EI (una pública y otra privada) en Curitiba, Paraná, que se utilizó de la observación como procedimiento para la recolección de datos. Se pretendió analizar las posibilidades de experiencias ambientales proporcionadas a los niños por la práctica docente en dos instituciones de EI. Se constató que las dos, por medio de la práctica pedagógica de sus profesores, posibilitan experiencias para que los niños construyan vínculo afectivo con la naturaleza y vivencias de solidaridad y respeto por medio de la convivencia, ambas desarrolladas con intencionalidad por los docentes. En el campo teórico, el estudio sobre la especificidad de la EA permitió base suficiente para la profundización y reflexión acerca del tema. A partir del análisis de los datos, se identificaron aspectos importantes como caminos para la EA en la EI. Entre ellos destacan la importancia de las experiencias con elementos y espacios naturales en la primera infancia y la necesidad de la intencionalidad de los docentes en desarrollar prácticas que superen la racionalidad académica y favorezcan el contacto de los niños con situaciones que valoren otras dimensiones como la creatividad, la solidaridad, el cuidado y el amor en relación a sí mismo, al otro y al medio.
URI: http://hdl.handle.net/10437/9715
Date: 2019


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