Opinião de professores sobre o reflexo da formação continuada na sua prática letiva : um estudo de caso

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Opinião de professores sobre o reflexo da formação continuada na sua prática letiva : um estudo de caso

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dc.contributor.advisor Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.
dc.contributor.author Seba, Maria do Socorro Azevêdo
dc.date.accessioned 2019-06-25T13:40:02Z
dc.date.available 2019-06-25T13:40:02Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/9627
dc.description Orientação: Leonardo Manuel das Neves Rocha pt
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre formação continuada e qualificação profissional dos professores a partir de uma reflexão sobre a necessidade da formação continuada. Parte-se da compreensão de que o/a professor/a precisa estar sempre em busca de conhecimentos para aperfeiçoar sua prática docente, com um novo olhar para sua formação e aberto a mudanças que contribuam com o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Esta pesquisa, de caráter empírico, foi desenvolvida através de questionário com os professores da Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz e análise documental referente à formação continuada dos professores desenvolvida pela Secretaria de Educação do Município. Por meio da análise dos dados, buscou-se compreender como a formação continuada dos professores influenciava a competência docente. Para subsidiar teoricamente este trabalho, dialoga-se com os autores Nóvoa, Alarcão, Pimenta, Imbernón, Paulo Freire e outros, que favorecem a compreensão do papel da formação continuada na prática docente e enfatizam a necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico a partir de uma compreensão dialética da ação-reflexão-ação. Para isso, constatou-se a importância do entendimento do professor sobre as novas conceções da formação dos professores, sobre a realização dessa formação no local de trabalho, sobre a importância do bom relacionamento com os alunos e sobre o uso das tecnologias como apoio pedagógico para realizar um trabalho de qualidade e eficiente. Após o estudo realizado e com os dados obtidos, concluiu-se que a formação continuada disponibilizada pela Secretaria de Educação aos docentes não é a esperada por eles, pois a maioria dos professores prefere seminários. No entanto, a SEMED oferece sempre congressos e recebe a formação do Pnaic pelo Governo Federal. Observou-se ainda que esses professores enfrentam várias dificuldades para realizar as ações do cotidiano da sua prática, como a elaboração de um plano de aula, conforme as necessidades dos alunos e de forma interdisciplinar, a utilização de metodologias diferentes, conforme o conteúdo trabalhado, a avaliação do aluno na sua totalidade e a realização da sua formação na própria escola. Observou-se ainda que na escola não há biblioteca e nem internet de qualidade para realizar pesquisa. Espera-se que a escola e a equipe de professores busquem soluções junto à Secretaria de Educação para que suas necessidades sejam atendidas. Portanto, conclui-se que ser apenas reflexivo e leitor não é suficiente para que o professor esteja atualizado ou apto a realizar um trabalho de qualidade. É preciso que ele adquira várias habilidades, como: refletir sobre sua prática docente, realizar sua autoformação juntamente com os colegas na escola, aperfeiçoar seus conhecimentos, aceitar as mudanças importantes na educação, utilizar as novas tecnologias de forma adequada, ser um mediador junto ao aluno, ser um eterno pesquisador para saber realizar sua prática docente de forma dinâmica e motivadora, utilizar metodologias adequadas a cada conteúdo, ter competência para avaliar o aluno em todos os aspectos, ter apoio pedagógico no que se refere à coordenação pedagógica e material didático e seguir as normas da nova Base Nacional Comum Curricular. pt
dc.description.abstract This research aims to analyze the relationship between continuing education and professional qualification of teachers from a reflection on the necessity of the continuing education, starting from the understanding that the teacher needs is always in knowledge to improve their teaching practice, with a new look at their pedagogical renewal and open to changes that growth and professional development. Empirical research was developed through a questionnaire with the teachers of the Unidade Escolar José Miranda Braz and documentary analysis concerning the continuing education of teachers adopted by the Department of Education of the Municipality. Through the analysis of the data it was sought to understand as the continued formation of teachers influences teacher competence. For the best understanding of this work, dialogue with the authors: Nóvoa, Alarcão, Pimenta, Imbernón, Paulo Freire and others, to understand how it reflects the role of continuing education in practice, as well as emphasize the need to from a dialectical understanding of action-reflection-action. For this, it was verified the importance of the teacher's understanding of the new concepts of teacher education training in the workplace, the importance of relationship with students and the use of technologies as pedagogical support to carry out quality and efficient work. After the study carried out and with the data obtained, it was concluded that the continuous training provided by the Secretariat of Education to teachers is not what they expected, since most of the teachers prefer seminars, but SEMED always offers congress, and they receive the training of the PNAIC by the Federal Government. It was also observed that they face several difficulties to carry out the actions of the of their practice, as an example to carry out a lesson plan according to the needs of the of students and in an interdisciplinary way, to use different methodologies according to the content, to evaluate the student as a whole and to it was also observed that in the school there is no library and there is no internet of to conduct research. It is expected that school and team of teachers together with a Department of Education find solutions that their needs are met. Therefore, we conclude the research conscious that only being reflective and reader is not enough so that the teacher is up to date or able to perform quality work, acquire several skills, such as: reflecting on their teaching practice, performing their self-education together with schoolmate, seeking to perfect their knowledge, to accept the important changes in education, how to use new technologies properly, be a mediator with the student, be an eternal researcher to know how to practice dynamic and motivating teacher, to know how to use appropriate methodologies for each content, have competence to evaluate the student in all aspects, have pedagogical support in the pedagogical coordination and didactic material to perform a planning to the needs of the students, so interdisciplinary, and following the norms of the new National Common Curricular Base. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject FORMAÇÃO CONTÍNUA pt
dc.subject ENSINO REFLEXIVO pt
dc.subject PRÁTICAS PEDAGÓGICAS pt
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject CONTINUING EDUCATION en
dc.subject REFLECTIVE TEACHING en
dc.subject PEDAGOGICAL PRACTICES en
dc.subject PROFESSIONAL QUALIFICATION en
dc.subject BRAZIL en
dc.title Opinião de professores sobre o reflexo da formação continuada na sua prática letiva : um estudo de caso pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 202255891 pt


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socorro seba.pdf 1.335Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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