Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP

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Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP

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Title: Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
Author: Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan Carlos; Martins, Alcina de Oliveira
Abstract: A mediação escolar configura perspetivas alargadas de intervenção para a melhoria pessoal e social dos sujeitos nos seus contextos. Tendo por base o estudo de um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), implementado numa Escola Básica, do centro de Portugal, visa-se analisar o impacto da intervenção pelo projeto, nos alunos e professores que participaram no mesmo, indagando os efeitos e os benefícios ao nível das relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa levou-se a cabo uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do projeto, quanto à formação de habilidades sociais, à prevenção e resolução de conflitos e à promoção do clima relacional assente no desenvolvimento de valores e princípios e de ações essenciais à melhoria social da escola.The school mediation configures broad perspectives of intervention for the personal and social improvement of people in their contexts. Based on the study of a Conflict Mediation Project (PMC), implemented in a Basic School, in the central of Portugal, the objective is to analyze the impact of the project intervention on the students and teachers, who participated in the project, and question the effects and benefits on interpersonal relations and in school coexistence. In the research a qualitative investigation was carried out, that privileged the representations, the meanings and the practices around the PMC. The results point to the effectiveness of the project, regarding the formation of social skills, the prevention and resolution of conflicts and the improvement of the relationship climate, develops values, principles and actions essentials to the social improvement of the school.La médiation scolaire ouvre des perspectives élargies d´intervention pour améliorer personnelle et sociale des sujets dans leurs contextes. Ayant pour base l´étude d´un projet de médiation de conflits (PMC) implanté dans une école basique, du centre du Portugal, dans le but d´analyser l´impact de cette intervention pour le projet, nos élèves et professeurs qui ont participé activement dans celui-ci, curieux des effets et des bénéfices au niveau des relations entre les personnes et sur l´ambiance scolaire. Dans la recherche, une enquête qualitative favorisera les représentations, les significations et les pratiques autour du PMC. Les résultats pointent l´efficacité du projet, quant à la formation d´aptitudes sociales, la prévention et résolution de conflit, ainsi que l´évolution du climat relationnel basé sur le développement des valeurs et des principes et des actions essentielles à l’amélioration sociale de l’école.La mediación escolar configura perspectivas amplias de intervención para la mejora personal y social de los sujetos en sus contextos. Basándose en el estudio de un Proyecto de Mediación de Conflictos (PMC), que se implementó en una Escuela Básica, en el centro de Portugal, tenemos como objetivo analizar el impacto de la intervención por parte del proyecto, en los estudiantes y profesores que participaron en él, cuestionando los efectos y los beneficios a nivel de las relaciones interpersonales y en la convivencia escolar. En la investigación se llevó a cabo una investigación cualitativa, que privilegió las representaciones, los significados y las prácticas en torno al PMC. Los resultados apuntan la eficacia del proyecto, en cuanto a la formación de habilidades sociales, a la prevención y resolución de conflictos ya la promoción del clima relacional, basada en el desarrollo de valores y principios y de acciones esenciales para la mejora social de la escuela.
URI: http://hdl.handle.net/10437/9320
Date: 2018


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