As tecnologias de informação e comunicação na escola e a formação digital dos docentes: novos desafios para o educador

DSpace/Manakin Repository

As tecnologias de informação e comunicação na escola e a formação digital dos docentes: novos desafios para o educador

Apresentar o registro completo

Título: As tecnologias de informação e comunicação na escola e a formação digital dos docentes: novos desafios para o educador
Autor: Santos, Edilma Silva
Resumo: O propósito central deste trabalho foi o de investigar a aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em três escolas municipais de Areia Branca/SE, e o seu aproveitamento no processo de formação digital dos educadores, face aos novos desafios que colocam a sociedade atual. Com relação à metodologia de natureza qualiquantitativa utilizada foi aplicado um questionário a 12 professores, uma entrevista a três diretores das escolas investigadas e uma entrevista à gestora do município, objetivando-se pôr a descoberto quais as competências que os docentes possuem no domínio da utilização das TIC na escola. Os resultados obtidos revelam, de fato, uma aproximação ao pensamento de muitos autores que escreveram sobre o assunto e sobre a formação dos docentes. Neste contexto, deverá ser repensado a aplicação das TIC na escola e na formação digital dos docentes como um novo desafio para uma prática na sociedade atual. Revela-se ainda que a existência do programa de formação digital, o ProInfo, no município não é aplicado em todas as escolas. Tal situação exige à escola a necessidade de rediscutir a formação dos profissionais da educação, considerando a velocidade de transmissão da informação na sociedade do conhecimento, de forma a possibilitar aos alunos uma educação que concorra para uma cidadania efetiva. Portanto, refletiu-se sobre as mudanças que trazem à tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente aos seus aprendizes e à sociedade à qual ele pertence.The main purpose of this work was to investigate the application of information and communication technologies (TIC) inthree municipal schools of Areia Branca/SE and its utilization in the digital process of teachers’ training, facing the new challenges that place the current society. Regarding the qualitative and quantitative methodology used, a questionnaire was applied to 12 teachers, an interview with three principals of the schools and an interview with the municipal manager, aiming to uncover which competences the teachers have in the field of TIC use at school. The obtained results reveal, in fact, an approach to the many authors’ thoughts who wrote about the topic and about the teachers’ training. In this context, the application of TIC at school and in the digital teachers’ training should be rethought as a new challenge for a practice in the current society. It is still evident that the existence of the digital training program, ProInfo, in the county is not applied in all schools. This circumstance demands to the school the necessity of debate all over again the education teachers’ training, considering the information transmission speed in the knowledge society, in order to enable to the students an education which compete to an effective citizenry. Therefore, it was reflected about the changes which elicit questions related to the posture of any professional and, specially, the professional of education face his/her commitment with his/her students and the society that he/she belongs.
Descrição: Orientação: Marcos Antonio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/9184
Data: 2018


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
DISSERTAÇÃO PARA IMPRESSÃO Corrigida.pdf 1.160Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta