Programa escola ativa : contribuições para a melhoria da qualidade do ensino em classes multisseriadas do campo no estado de Pernambuco

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Programa escola ativa : contribuições para a melhoria da qualidade do ensino em classes multisseriadas do campo no estado de Pernambuco

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dc.contributor.advisor Pereira, Severina Gomes, orient.
dc.contributor.author Melo, Maria de Fátima Soares de
dc.date.accessioned 2018-11-13T19:57:04Z
dc.date.available 2018-11-13T19:57:04Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/9128
dc.description Orientação: Severina Gomes Pereira ; co-orientação: Isabel Maria Pereira Pinto pt
dc.description.abstract Esse trabalho teve a finalidade de avaliar as contribuições do Programa Escola Ativa sobre a qualidade do ensino em escolas multisseriadas do campo, no Estado de Pernambuco. Apresenta diferenciações entre crescimento e desenvolvimento e destaca a importância da educação, para o exercício da cidadania. Descreve a origem da Escola Nova e sua contribuição para o surgimento do Escola Ativa. Destacam-se os elementos estruturantes do Programa e o papel do (a) Supervisor (a) Municipal no processo de formação continuada. Após análise e interpretação dos resultados obtidos através da realização de uma investigação junto aos supervisores (as) municipais e docentes, concluiu-se que, nas condições de realização da pesquisa, a adoção dessa metodologia, contribuiu significativamente para a qualidade das atividades pedagógicas nessas escolas, fato que se refletiu no aumento dos índices de avaliação dos alunos, na qualidade da formação profissional dos (as) professores (as) envolvidos (as) nas ações e no resgate da valorização dos sujeitos e de seu espaço de vida, na construção de sua escolarização. Problemas relativos às questões de gestão municipal e de falta de estrutura de acesso no campo são apontados como os principais obstáculos na qualidade da educação do campo nessas escolas. pt
dc.description.abstract This work aimed to evaluate the contributions of Active School Program in improving teaching about the quality of teaching in multigrade schools field in Pernambuco State. Displays differences between growth and development and the importance of education for citizenship. Describes the origin of New School and its contribution of the Active School. Noteworthy are the structural elements of the program and the role of Supervisor Municipal in the process of continuing education. Analysis and interpretation of the results obtained by conducting a field survey with municipal supervisors and teachers, concluded that, under the conditions of the research, the adoption of this methodology, contributed significantly to the quality of educational activities in these schools, a fact that was reflected in increased rates of student assessment, the quality of training for teachers and valuing people and their living space, the construction of their schooling. Problems concerning matters of municipal management and lack of access structure in the field are pointed out as the main obstacles in the quality of rural education in these schools. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights closedAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject EDUCAÇÃO RURAL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject RURAL EDUCATION en
dc.title Programa escola ativa : contribuições para a melhoria da qualidade do ensino em classes multisseriadas do campo no estado de Pernambuco pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201365588 pt


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Temporario02.pdf 53.95Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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