Opinião dos professores sobre o valor e o impacto da formação continuada na sua prática profissional

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Título: Opinião dos professores sobre o valor e o impacto da formação continuada na sua prática profissional
Autor: Barros, Maria das Graças Santana
Resumo: O presente trabalho teve como foco conhecer a opinião dos professores sobre o valor e o impacto da formação continuada na sua prática profissional e, além disso, verificar como os professores avaliam as formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação no município de Manaus. A pesquisa foi desenvolvida com base na abordagem quantiqualitativa, embasada nos aspectos destacados por Lira (2014) e Triviños (2017). Os sujeitos da pesquisa foram 30 professores e 02 gestores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de seis escolas municipais da cidade de Manaus. Utilizamos como instrumento questionários mistos com perguntas abertas e fechadas e entrevista. O corpo do trabalho retoma um breve histórico da formação continuada da docência no Brasil e aborda as políticas de formação continuada das últimas décadas. O propósito da investigação deve-se ao fato de ser imprescindível ao professor uma maior qualificação profissional, pois sobre ele recaem novas exigências. Portanto, ele precisa se manter bem informado e atualizado para enfrentar os desafios que diariamente se apresentam em sala de aula. Resultados apontam que a maioria dos professores participa das formações continuadas esperando adquirir atualização e aprofundamento dos conhecimentos teóricos, aperfeiçoamento de sua prática e o desenvolvimento de um saber-fazer mais reflexivo. Sabe-se que ainda há muito a pensar e a fazer, mas acredita-se que a troca de experiências e tudo o que já tem sido feito na área da formação continuada, contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, para uma educação significativa para nossos alunos.The present study aimed to know the opinion of teachers about the value and impact of continuing education in their professional practice and, in addition, to verify how teachers evaluate the training offered by the Municipal Education Department in the city of Manaus. The research was developed based on the quantiqualitative approach, based on the aspects highlighted by Lira (2014) and Triviños (2017). The subjects of the research were 30 teachers and 02 managers of the initial years of Elementary Education of six municipal schools in the city of Manaus. We used mixed questionnaires with open and closed questions and interviews as an instrument. The body of work takes a brief history of continuing education in Brazil and addresses the policies of continuing education in recent decades. The purpose of the research is due to the fact that it is essential for the teacher to have a higher professional qualification, because new demands are placed on him. So he needs to stay wellinformed and up-to-date to meet the daily challenges in the classroom. Results show that most of the teachers participate in the continuing training, hoping to acquire an update and deepening of theoretical knowledge, improvement of their practice and the development of a more reflective know-how. It is well known that there is still a lot to think about and do, but it is believed that the exchange of experiences and everything that has already been done in the area of continuing education will contribute to improving the quality of teaching and, consequently, to a meaningful education for our students.
Descrição: Orientação: Leonardo Rocha : co-orientação: Maria Neves Gonçalves
URI: http://hdl.handle.net/10437/9053
Data: 2017


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