O revestimento cerâmico : o azulejo na arquitetura e na era virtual

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Title: O revestimento cerâmico : o azulejo na arquitetura e na era virtual
Author: Carvalho, Alexandra Maria de
Abstract: Esta investigação pretende analisar genericamente os azulejos e o que se entende como revestimentos cerâmicos em Portugal, através da descrição e análise do seu desenvolvimento histórico, fabrico e funções, principalmente a partir do século XVI, apoiadas no desenvolvimento das pastas e das matérias-primas. Com análise de Casos de Estudo, do desenvolvimento industrial, do novo entendimento de Arte Urbana e da Requalificação da Arquitetura e da Cidade, procura-se qualificar este material também como um veículo de propagação da Arte Pública com um futuro cada vez mais promissor, além da função complementar da Arquitetura que todos lhe conhecemos e da qual se apropriou. Deixou de ser uma arte menor passando a assumir uma identidade própria com uma arte em pleno desenvolvimento, contrária à corrente modernista de simplificação de ornatos e decorações, mas servindo-se da sua referência marcante que, no contexto urbano, confere um sentido próprio ao seu uso e presença de grande significado artístico e social. Com as novas tecnologias emergentes apoiadas na constituição ínfima da matéria e na informática, prevê-se um futuro muito promissor para o azulejo cujo desempenho, segundo as atuais tendências, poderá vir a ajudar a própria arquitetura nos seus aspetos sustentáveis de conservação, conforto e poupança de energia.This research intends to analyse what is understood as ceramic tiles, through the analysis and description of their historical development, manufacture and function mainly from the sixteenth century, supported by the development of pastes and raw materials. With the analysis of the Case Studies, the industrial development, the new understanding of urban art and the requalification of the Cities, we seek to involve this material also as a vehicle for the spread of Public Art with an increasingly promising future, beyond the functions that we all know. It ceased to be called a minor art because it has already appropriated the architecture, assuming its own identity in an art in full development, contrary to the modernist current of simplification of adornments and decorations, but using its remarkable reference that, in the urban context, confers a proper meaning to public art full of great artistic and social significance. With the new technologies backed up in the very small constitution of the material and computers, it is also predicted a promising future for the ceramic tiles whose performance, according to current trends, may help the architecture itself in its sustainable aspects of conservation, comfort and energy savings.
Description: Orientação : António José de Santa-Rita
URI: http://hdl.handle.net/10437/9022
Date: 2018


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