Associação entre atividade física, os comportamentos sedentários e a ingestão alimentar em jovens adultos na fase de transição do ensino secundário para o ensino superior

DSpace/Manakin Repository

Associação entre atividade física, os comportamentos sedentários e a ingestão alimentar em jovens adultos na fase de transição do ensino secundário para o ensino superior

Show simple item record

dc.contributor.advisor Palmeira, António Labisa, orient.
dc.contributor.author Moreira, Gonçalo Teixeira Coelho Silva
dc.date.accessioned 2018-10-19T20:14:17Z
dc.date.available 2018-10-19T20:14:17Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/9009
dc.description Orientação: António João Labisa da Silva Palmeira pt
dc.description.abstract A presente dissertação teve como primeiro objetivo analisar, através de uma revisão sistemática de literatura, o efeito das alterações alimentares durante a fase de transição do ensino secundário para o ensino superior em estudantes a frequentar o primeiro ano da Universidade. O segundo objectivo foi avaliar o efeito da transição, do ensino secundário para o ensino superior, na prática de atividade física e comportamentos sedentários e a sua relação com as escolhas alimentares, em alunos do primeiro ano do ensino superior. Para o primeiro objetivo realizou-se uma pesquisa, seguindo a abordagem do modelo PICOS, de artigos em inglês na base de dados PubMed, que avaliaram os hábitos alimentares durante o primeiro ano do ensino superior. Foram considerados elegíveis 6 estudos que permitiram verificar que nesta fase acontecem mudanças nos comportamentos dos alunos, ao nível da alimentação e da atividade física, que levam a aumentos significativos no peso dos alunos. Numa segunda fase foi realizado um estudo transversal com 42 alunos do primeiro ano que indicou a existência de um aumento de peso, redução da atividade física e aumento dos comportamentos sedentários na fase de transição para o ensino superior. Foi possível observar que os indivíduos que aumentaram de peso também foram os que pioraram o seu padrão alimentar. pt
dc.description.abstract The present dissertation had as its first objective to analyze, through a systematic review of the literature, the effect of dietary changes, during the transition phase from high school to higher education, in students attending the first year of the University. The second objective was to evaluate the effect of the transition from secondary education to higher education in the practice of physical activity and sedentary behaviors and its relationship with food choices in first year students of higher education. For the first purpose, a research was carried out, following the PICOS model, of articles in English in the PubMed database, which evaluated eating habits during the first year of higher education. Six studies were considered eligible to verify that at this stage changes in students' behaviors occur in terms of diet and physical activity, leading to significant increases in pupil weight. In a second phase, a cross-sectional study was carried out with 42 first-year students of higher education, which indicated the existence of weight gain, reduction of physical activity and increase of sedentary behaviors in the transition phase to higher education. It was observed that individuals who gained weight also worsened their dietary pattern. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM EXERCÍCIO E BEM-ESTAR pt
dc.subject DESPORTO pt
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject DIETA ALIMENTAR pt
dc.subject ATIVIDADE FÍSICA pt
dc.subject SEDENTARISMO pt
dc.subject UNIVERSIDADES pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS pt
dc.subject SPORT en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject DIET en
dc.subject PHYSICAL ACTIVITY en
dc.subject SEDENTARINESS en
dc.subject UNIVERSITIES en
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject COLLEGE STUDENTS en
dc.title Associação entre atividade física, os comportamentos sedentários e a ingestão alimentar em jovens adultos na fase de transição do ensino secundário para o ensino superior pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201981980 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Tese_Dissertaçã ... o_Moreira_versão_final.pdf 1.343Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account