A influência do fator cultural no processo de inovação: estudo exploratório no norte do país

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A influência do fator cultural no processo de inovação: estudo exploratório no norte do país

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Título: A influência do fator cultural no processo de inovação: estudo exploratório no norte do país
Autor: Cardoso, Dailene Patrícia dos Reis
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a existência de características culturais propícias à inovação em 3 empresas do tecido empresarial do norte do país, com um intuito meramente exploratório, não tendo qualquer extrapolação probabilística, situando-se num âmbito científico de cariz fenomenológico, assente num instrumento qualitativo: a entrevista. Para o efeito, utilizou-se uma análise categorial e de conteúdo (com as categorias definidas de acordo com a teoria e, a espaços, topicamente, numa lógica de grounded theory) para se tratar os resultados obtidos. Esta escolha não enjeita qualquer subjetividade, exponenciando o domínio das sensibilidades, desde que estribadas num rigor científico e desenvolvidas com bom senso, no que tange ao seu tratamento e informação. Ponto prévio, esta pesquisa não serve o desiderato de comprovar e representar realidade (s), tenta pautar-se como um contributo singelo e simbólico, instigando o debate sobre estas questões tão prementes nas nossas organizações. Pretende-se auxiliar na compreensão da temática da inovação em contexto empresarial, investigando as possíveis relações entre cultura organizacional e inovação. Construiu-se uma revisão da literatura sobre cultura organizacional e inovação. Indagou-se a identificação e compreensão dos aspetos da cultura organizacional que facilitam ou influenciam os processos de inovação. Levou-se a cabo uma investigação qualitativa. Foram efetuadas entrevistas, com um guião semiestruturada a gestores e funcionários, que apresentaram, a priori, um perfil cultural e um clima de inovação arreigados. A amostra, não probabilística, incidiu em 3 empresas diferentes. A intenção foi verificar a presença de elementos da cultura e a sua relação com a implantação de inovação nas organizações. A metodologia consistiu num estudo de caso com 11 entrevistados, tendo como ponto de partida uma incubadora de empresas, como catalisadora das restantes organizações utilizadas, heterogéneas quanto às áreas de atividade, que variaram desde o setor dos serviços até ao setor da indústria, apresentando dissonâncias também quanto a dimensões e volumes de negócio, que enriquecem este contexto de ecletismo. No que concerne aos resultados obtidos, em articulação com uma das questões levantadas (questão d) e que se destaca, está-se em condições de não infirmar o seu conteúdo. Isto é, pode-se afirmar, com relativa segurança que: os desafios da inovação são maioritariamente desafios culturais.This paper aims to analyze the existence of cultural characteristics which provide advantageous environment for innovation in three companies of business sector in the north of the country. Its purpose is purely exploratory without any extrapolation of probability, and it is situated in a phenomenological scientific context based on an qualitative instrument: the interview. For this purpose, a categorical and content analysis were used to treat the results obtained. This choice does not rfuse any subjectivity exposing the domain of sensitivities provided that they are based on a scientific rigor and developed with good sense regarding their treatment and information. A previous point, this research does not serve the purpose of proving and representing realities. It tries to be a simple and symbolic contribution instigating the debate on these issues so urgente in our organizations. It is intended to give a small tribute to the understanding of innovation in the business contexto by investigating the possible relations between organizational culture and innovation. It was conducted a literature review on organizational culture and innovation. It sought out to identify and understand about the organizational culture aspects that facilitate or influence innovation processes. It was carried out a qualitative investigation, it was also conducted a semi structured script interviews with managers and employees who previously presented a cultural profile and an atnosphere of innovation implanted. The sample which is not probabilistic focused on three different companies. The intention was to verify the presence of elements of the culture and its relation with the implantation of innovation in organizations. The methodology consisted of a case study with 11 interviewees and it started from a business incubator as a catalyst for the other used organizations which are heterogeneous in the áreas of activity. It ranges from the services sector to the industry sector, presenting dissonances as well as dimensions and volumes of business which enrich this context of eclecticism. In regard to the results obtained, in articulation with one of the hypotheses raised (hypotheses d), it can be argued with relative certainty that the challenges of innovation are mostly cultural challenges.
Descrição: Orientação: Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/8975
Data: 2017


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Dailene Cardoso.pdf 1.311Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

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