Psicopedagogia e escola : elementos do ontem e reflexões sobre o hoje

DSpace/Manakin Repository

Psicopedagogia e escola : elementos do ontem e reflexões sobre o hoje

Apresentar o registro simples

dc.contributor.author Sousa, Léa Barbosa de
dc.date.accessioned 2018-09-12T12:41:38Z
dc.date.available 2018-09-12T12:41:38Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.issn 2183-2102
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8974
dc.description.abstract Este artigo discute a atuação do psicopedagogogo na escola municipal de Sobral, aponta questionamentos sobre a psicopedagogia e escola. A partir do baixo desempenho escolar dos alunos matriculados na escola básica apresentados nos exames de avaliação institucional, assim como, considerando a necessidade que se tem de trabalhar as dificuldades de aprendizagem escolar dos alunos das escolas públicas, surgiu a curiosidade de conhecer como estaria a aceitação do especialista em psicopedagogia, qualificado para atender e contribuir com a criança que não consegue aprender, na escola pública, tendo como referencial a rede de ensino municipal. Desse modo, surgiu a curiosidade em saber se a implementação e avanço dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia, oferecidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, era correspondido com a ampliação do mercado de trabalho para a incorporação e reconhecimento social deste novo especialista. Desejava vislumbrar o campo de atuação, a contribuição do psicopedagogo nas escolas frente às dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Realizei uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, em escolas municipais da localidade. Utilizei-me da aplicação de entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos, especialistas em psicopedagogia institucional, com a finalidade de ouvir os atores da escola acerca do objeto de estudo na medida em que lhes dava oportunidade de emitir suas opiniões referentes à atuação de psicopedagogos na escola em que trabalhavam. A pesquisa de campo mostrou que não há profissionais da psicopedagogia atuando como psicopedagogo institucional, o que deixa professores e os coordenadores aflitos, pois sabem da importância e da relevância do trabalho psicopedagógico na escola, acompanhamos nos dias atuais que as dificuldades de aprendizagem ainda é crescente no Brasil, e em Sobral não é diferente. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófona pt
dc.relation.ispartofseries 48 pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject PSICOPEDAGOGIA pt
dc.subject PSYCHOPEDAGOGY en
dc.subject INCLUSÃO ESCOLAR pt
dc.subject SCHOOL INCLUSION en
dc.title Psicopedagogia e escola : elementos do ontem e reflexões sobre o hoje pt
dc.type article pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
entretextos-48.pdf 668.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta