Português para todos : estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social

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Português para todos : estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social

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dc.contributor.author Leal, Marcelino
dc.contributor.author Sanches, Isabel
dc.date.accessioned 2018-09-12T12:02:33Z
dc.date.available 2018-09-12T12:02:33Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.issn 2183-2102
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8972
dc.description.abstract Para existir inclusão, as leis não são o suficiente. Mais importante é haver uma correta forma de sentir e agir por parte do público em geral, não anulando a diferença (seja física, cognitiva, cultural, linguística ou religiosa). No que diz respeito aos imigrantes, as comunidades locais de acolhimento têm um papel importante na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades, passando isto também pelo ensino da Língua Portuguesa [LP]. E, como adjuvante em todo este processo, aparece o formador do curso de Português Para Todos [PPT], com atuação em três ambientes (sala de aula, escola e comunidade local) e com três responsabilidades básicas: envolver o imigrante nas situações de comunicação em LP, tornando-a um facilitador e não um obstáculo e fator de diminuição; sensibilizar e dinamizar a comunidade socioeducativa, atribuindo à LP o devido destaque no processo da inclusão; e promover uma interculturalidade dinâmica, estreitando as relações formandos-escola-comunidade. E foi este o trabalho que se realizou numa escola do Algarve com cidadãos imigrantes do norte da Europa, resultando num Trabalho de Projeto de mestrado intitulado Português Para Todos: a aprendizagem da Língua Portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão Social. Depois da investigação teórica e de campo (com recurso a métodos de pesquisa e de análise de informação), foi possível conhecer melhor as temáticas abordadas, o curso de PPT (objetivos e organização), a entidade formadora, os formandos, o contexto local, a situação inicial a ser mudada e traçar os objetivos e o plano de intervenção. O Trabalho de Projeto realizado permitiu tornar visível o contributo que o curso de PPT pode dar quer na aprendizagem da LP quer na interculturalidade assentes numa dinâmica educativa que ocorra tanto na sala de aula como no seio da comunidade escolar e local. Tratou-se de um trabalho de investigação-ação pertinente por: divulgar exemplos de trabalho e de valoração social que podem ser seguidos, melhorados e adaptados a outros contextos; e por deslocar a investigação para os locais alvo de intervenção, o que possibilita avaliações e reflexões constantes e, portanto, uma paulatina construção do saber. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófona pt
dc.relation.ispartofseries 46 pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject LINGUÍSTICA pt
dc.subject LINGUISTICS en
dc.subject LÍNGUA PORTUGUESA pt
dc.subject PORTUGUESE LANGUAGE en
dc.subject INCLUSÃO SOCIAL pt
dc.subject SOCIAL INCLUSION en
dc.subject INTERCULTURALIDADE pt
dc.subject INTERCULTURALITY en
dc.subject INVESTIGAÇÃO-AÇÃO pt
dc.subject ACTION RESEARCH en
dc.title Português para todos : estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social pt
dc.type article pt


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