A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?

DSpace/Manakin Repository

A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tomás, João Pedro da Cruz Fernandes, orient.
dc.contributor.author Ribeiro, Marisa Batista
dc.date.accessioned 2018-06-19T18:38:24Z
dc.date.available 2018-06-19T18:38:24Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8873
dc.description Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz pt
dc.description.abstract A presente dissertação nasce da necessidade de desenvolver uma Pedagogia de Excelência na Escola, num movimento inovador de práticas, ações e formações para que todos os stakeholders dela façam parte. É necessário, provocar transformações significativas nos alunos e despertar a escola à disseminação ética, política, estética e social. Na Sociedade do Conhecimento os profissionais são capacitados, motivados, inventivos, criativos, proativos, empreendedores, éticos e transformam informações em conhecimento. Construir um diálogo na Escola, identificando os fatores que afetam a qualidade de ensino, é fundamental. Foi efetuado um levantamento e análise (in loco) de um Agrupamento de Escolas e propôs-se uma abordagem humanista, técnica e social de transformação, englobando todos os intervenientes (stakeholders). É fulcral a esperança, para que a organização sozinha, consiga transformar-se. Para tanto, urge um projeto educativo coletivo e real que desenvolva o aprimoramento na formação dos professores, pais, alunos e auxiliares, e uma liderança proativa e humana. Todos devem ser cúmplices para envolver, ensinar e empreender. pt
dc.description.abstract This master thesis stems from the need to develop a Pedagogy of Excellence in School, in an innovative movement of practices, actions and training to make all stakeholders part of it. It is necessary to cause significant changes in students and awaken the school to the ethic, political, aesthetic and social dissemination. In the Knowledge Society, professionals are trained, motivated, inventive, creative, proactive, entrepreneurial, ethical, and transform information into knowledge. Build a dialogue at School, identifying the factors that affect the quality of education, is fundamental. It was conducted a survey and analysis (in loco) of a School Grouping and proposed a humanistic, technical and social transformation approach, involving all stakeholders. Hope is crucial for that an organization alone can become transformed. Therefore, it is urgent a collective and real educational project that develops the training of teachers, parents, students and assistants, and a proactive and human leadership. Everyone should be accomplices to engage, teach and be an entrepreneur. en
dc.format application/pdf en
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.subject MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pt
dc.subject GESTÃO pt
dc.subject GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pt
dc.subject PEDAGOGIA pt
dc.subject FORMAÇÃO pt
dc.subject ENSINO pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject EMPREENDEDORISMO pt
dc.subject MANAGEMENT en
dc.subject HUMAN RESOURCES MANAGEMENT en
dc.subject PEDAGOGY en
dc.subject TRAINING en
dc.subject TEACHING en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject ENTREPRENEURSHIP en
dc.title A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência? pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201483661 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Marisa Batista ... ertação_ISLA_MGRH_2016.pdf 1.568Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account