A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?

DSpace/Manakin Repository

A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?

Show full item record

Title: A gestão de recursos humanos no espaço escolar: como atingir uma pedagogia de excelência?
Author: Ribeiro, Marisa Batista
Abstract: A presente dissertação nasce da necessidade de desenvolver uma Pedagogia de Excelência na Escola, num movimento inovador de práticas, ações e formações para que todos os stakeholders dela façam parte. É necessário, provocar transformações significativas nos alunos e despertar a escola à disseminação ética, política, estética e social. Na Sociedade do Conhecimento os profissionais são capacitados, motivados, inventivos, criativos, proativos, empreendedores, éticos e transformam informações em conhecimento. Construir um diálogo na Escola, identificando os fatores que afetam a qualidade de ensino, é fundamental. Foi efetuado um levantamento e análise (in loco) de um Agrupamento de Escolas e propôs-se uma abordagem humanista, técnica e social de transformação, englobando todos os intervenientes (stakeholders). É fulcral a esperança, para que a organização sozinha, consiga transformar-se. Para tanto, urge um projeto educativo coletivo e real que desenvolva o aprimoramento na formação dos professores, pais, alunos e auxiliares, e uma liderança proativa e humana. Todos devem ser cúmplices para envolver, ensinar e empreender.This master thesis stems from the need to develop a Pedagogy of Excellence in School, in an innovative movement of practices, actions and training to make all stakeholders part of it. It is necessary to cause significant changes in students and awaken the school to the ethic, political, aesthetic and social dissemination. In the Knowledge Society, professionals are trained, motivated, inventive, creative, proactive, entrepreneurial, ethical, and transform information into knowledge. Build a dialogue at School, identifying the factors that affect the quality of education, is fundamental. It was conducted a survey and analysis (in loco) of a School Grouping and proposed a humanistic, technical and social transformation approach, involving all stakeholders. Hope is crucial for that an organization alone can become transformed. Therefore, it is urgent a collective and real educational project that develops the training of teachers, parents, students and assistants, and a proactive and human leadership. Everyone should be accomplices to engage, teach and be an entrepreneur.
Description: Orientação: João Pedro da Cruz Fernandes Thomaz
URI: http://hdl.handle.net/10437/8873
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
Marisa Batista ... ertação_ISLA_MGRH_2016.pdf 1.568Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account