Educação inclusiva : da formação docente à prática pedagógica : opinião dos professores do ensino fundamental I

DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva : da formação docente à prática pedagógica : opinião dos professores do ensino fundamental I

Apresentar o registro completo

Título: Educação inclusiva : da formação docente à prática pedagógica : opinião dos professores do ensino fundamental I
Autor: Dias, Darlene Cordovil de Vasconcellos
Resumo: O presente estudo incidiu sobre a educação inclusiva, formação docente e prática pedagógica de professores do ensino fundamental I em uma unidade educacional da Rede Municipal da cidade de Manaus-Amazonas no ano letivo de 2016 a 2017. Teve como objetivo compreender a relação entre educação inclusiva, formação docente e prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental I, de uma unidade educacional da Rede Municipal da Cidade de Manaus. Buscou-se na literatura atual subsídios para discorrer e possibilitar reflexões sobre a inclusão, assunto que tem provocado incansáveis debates no Brasil, sobretudo a nível educacional. Para isso, buscaram-se artigos de autores que abordam a mesma temática, o que nos possibilitou clarificarmos conceitos sobre a educação inclusiva, a necessidade de formação continuada de professores e as suas práticas, diante da realidade da rede pública de educação inclusiva. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como metodologia. O instrumento utilizado para coleta de dados no estudo foi a aplicação de um questionário com perguntas aberta e fechadas, com quatro blocos de questões: Informações Pessoais, Formação, Inclusão e Práticas Pedagógicas. A partir da análise dos dados constatou-se que os docentes consideram a necessidade de mais investimento e capacitação para professores que trabalham com alunos com NEE. Denota-se, portanto, que para os professores a formação continuada tem mais a ver com as questões práticas da sala de aula do que com questões do campo teórico. Os resultados evidenciaram que os professores consideraram que não têm conhecimento suficiente para trabalharem com alunos com NEE. Concluiu-se, em termos gerais que os professores consideram a sua formação inicial e continuada pouco adequada no que se refere à implementação da educação inclusiva.The present study focused on inclusive education, teacher training and pedagogical practice of elementary school teachers I in an educational unit of the Municipal Network of the city of Manaus-Amazonas in the academic year 2016 to 2017. It aimed to understand the relationship between inclusive education, teacher training and pedagogical practice of Elementary School I teachers, from an educational unit of the Municipal Network of the City of Manaus. In the current literature, we sought ways to discuss and make possible reflections on inclusion, a topic that has provoked indefatigable debates in Brazil, especially at the educational level. For this, we searched for articles by authors that approach the present study, which enabled us to clarify concepts about inclusive education and the need for continuing teacher training, given the reality of the public inclusive education network. Qualitative research was used as methodology. The instrument used for data collection in the study was the application of a semi-structured questionnaire with open and closed questions, related to teacher training to work with students with SEN. From the analysis of the data it was verified that the teachers consider the need for more investment and training for teachers working with students with SEN. It is pointed out, therefore, that for teachers, continuing education has more to do with the practical questions of the classroom than with those who are born of the theoretical field and later reflect in their school routine. The results showed that the teachers considered that they did not have enough knowledge to work with students with SEN. It was concluded, in general terms, that teachers consider their initial and continuing education to be inadequate with regard to the implementation of inclusive education.
Descrição: Orientação: Isabel Rodrigues Sanches
URI: http://hdl.handle.net/10437/8820
Data: 2017


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Darlene-Dissertação.pdf 1.395Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta