A influência da criatividade na construção de falsas memórias

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A influência da criatividade na construção de falsas memórias

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Title: A influência da criatividade na construção de falsas memórias
Author: Guedes, Catarina Vieira
Abstract: Uma das temáticas mais relevantes em contexto forense diz respeito às falsas memórias que podem ter implicações jurídicas, particularmente na recordação do crime. Existem diversas variáveis que podem ter influência na construção de falsas memórias. Uma que não tem sido explorada na literatura é a criatividade. Sujeitos criativos podem tornar-se mais suscetíveis a recriar o evento, acrescentando ou eliminando informação. O contexto do evento, as diferenças de género, e os níveis de stresse e de ansiedade, podem também influenciar a sua recordação. Oitenta estudantes universitários visualizaram um vídeo (crime ou neutro), preencheram questionários e escalas, e realizaram uma tarefa de evocação livre para averiguar a existência de falsas memórias. Os resultados mostram que os homens dão mais erros do que as mulheres, e que a criatividade não tem influência na quantidade e na qualidade da informação recordada, em ambas as condições, verificando-se o mesmo em relação ao stresse e ansiedade.One of the most important topics in the forensic context are the false memories, that may have legal implications, particularly in the reconstruction of the crime. There are several variables that may influence the construction of false memories. One that has not been studied in the literature is creativity. Creative subjects may become more susceptible to re-creating the event by adding or deleting information. The context of the event, gender differences, and levels of stress and anxiety may also influence your memory. Eighty university students watched a video (crime or neutral), filled out questionnaires and scales, and performed a free recall task to investigate the existence of false memories. The results show that men make more errors than women, and that creativity has no influence on the quantity and quality of the information remembered, in both conditions, being the same regarding stress and anxiety.
Description: Orientação: Laura Alho
URI: http://hdl.handle.net/10437/8811
Date: 2017


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Catarina Gomes - tese.pdf 872.8Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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